A disciplina de Libras no Ensino superior e seus impactos na visão dos licenciandos em relação à surdez e à Libras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a5

Keywords:

Libras, Surdez, Formação docente

Abstract

Os resultados de pesquisa apresentados neste artigo estão vinculados ao projeto de pesquisa Libras e Ensino, que tem por finalidade comparar a oferta da disciplina de Libras em licenciaturas de duas instituições públicas. A etapa que aqui se apresenta tem por objetivo discutir o impacto da disciplina de Libras nas crenças iniciais dos licenciandos no que diz respeito aos conceitos de Surdez e da Língua de Sinais, a partir de questionários aplicados ao final da disciplina, no ano de 2016, nas duas instituições. A partir da análise das respostas coletadas, foi possível perceber mudanças na percepção dos licenciandos tanto em relação a características estereotipadas e depreciativas em relação à surdez como no que concerne ao estatuto das línguas de sinais como línguas naturais.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre e Doutora em Linguistica. Professora de Libras e de Língua Portuguesa. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Joinville..

Gabriele Cristine Rech, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Mestre em Linguística. Especialista em Educação Inclusiva: Surdez e Libras. Professora de Libras da UEMS.

References

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

CALVET, L.-J. 2002. Sociolingüística - uma introdução crítica. São Paulo: Editora Parábola.

CLAUDIO, D. P.; GUARINELLO, A. C.; SCHELP, P. P.2016. Tramas Dialógicas nos discursos sobre os surdos e a surdez. In: R. ROCHA; J. P. OLIVEIRA e M. R.dos REIS (org.). Surdez, Educação Bilingue e Libras: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, p. 29-48.

GESSER, Audrei. 2009. Libras? Que língua é essa: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade pública. 1ed. São Paulo: Parábola Editorial.

GOFFMAN, Erving. Estigma. 1980. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

LAMBERT, William W.; LAMBERT, Wallace E.1975. Psicologia Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

LANE, Harlan. 1992. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget.

LODI. Ana Cláudia Balieiro. 2013. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. 2004. Língua de Sinais Brasileira. Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed.

RECH, G. C.; SELL, F. S.F.2016. Formação de professores para a educação de surdos: o que a legislação prevê e o que as universidades oferecem. In: R. ROCHA; J. P. OLIVEIRA e M. R.dos REIS (org.). Surdez, Educação Bilingue e Libras: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, p. 105-122.

SACKS, O. 1998. Vendo Vozes: Uma viagem ao Mundo dos Surdos. Editora Companhia de Letras. .

SKLIAR, C. 1998. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação.

STROBEL, K. L.2008. As Imagens do outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis, Ed. Da UFSC.

WRIGLEY, O. 1996. Política da surdez. Washington: Gallaudet University Press.

Published

2020-05-11

How to Cite

Sell, F. S. F., & Rech, G. C. (2020). A disciplina de Libras no Ensino superior e seus impactos na visão dos licenciandos em relação à surdez e à Libras. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a5

Issue

Section

Papers