Os desafios do professor intérprete de Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso na perspectiva da Teoria da Subjetividade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a4

Keywords:

Professor Intérprete, Teoria da Subjetividade, Surdez e Autismo

Abstract

Este artigo trata da análise da atuação de uma professora intérprete de anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do Distrito Federal, tendo como foco a sua constituição subjetiva mediante a singularidade do contexto em que sua atividade se desenvolve. Configurado como um estudo de caso, optamos pela Teoria da Subjetividade de González Rey como constructo teórico de sustentação deste estudo. E em consonância com essa teoria, a opção metodológica verteu-se para Epistemologia Qualitativa cunhada pelo mesmo autor. Assim, a construção das informações a serem analisadas se deu por meio de situações conversacionais, análise de documentos e de instrumento elaborado para completar frases. O aspecto singular de professor intérprete de um aluno surdo com transtorno do espectro do autismo foi o diferencial no cenário escolar e que conduziu as autoras a lograr o desvendamento da constituição subjetiva desta profissional.   

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Larissa Pereira Gonçalves, Universidade de Brasília

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal e em Pedagogia pela Universidade de Brasília. É especialista em Ensino de Português como Segunda Língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva pelo Instituto de Letras, Departamento de Linguistica da Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) sob orientação da doutora Maristela Rossato. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desordem do processamento auditivo central (atendimento especializado ao aluno com DPAC ), Educação Inclusiva, Deficiência Auditiva e surdocegueira. Intérprete Educacional de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Atua na área de formação de professores com cursos de formação continuada focados no atendimento ao aluno com desordens e distúrbios de aprendizagem - dentre eles, DPAC, TDA/H, dislexia, disgrafia, discalculia e dificuldades no processo de alfabetização e letramento. Atuou como professora do curso de Pedagogia para surdos ministrando as seguintes disciplinas: Alfabetização do estudante surdo em Português, Leitura e Produção de Texto (abordagem bilíngue), Alfabetização de Jovens e Adultos.

Esmeralda Figueira Queiroz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Estudos no eixo do letramento e formação de professores com foco na sociolinguística e surdez. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília com estudos na área do desenvolvimento atípico - surdez. Especialista em Educação Especial (UnB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UnB). Pedagoga com hablitação em Magistério e Orientação Educacional. Tem experiência na educação de crianças deficientes intelectuais e deficientes auditivos/surdos, no ensino superior e pós-graduações com a formação de professores e psicopedagogos. Como docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal foi cedida ao Centro de Educação da Audição e Linguagem - CEAL Ludovico Pavoni, trabalhou no CAS- Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, com atendimento educacional especializado (AEE) com crianças surdas em início de escolarização e com a formação continuada de professores.Atuou no AEE em SRE para Sudez/Deficiência Auditiva. Atualmente é Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez da UFRJ no projeto Educação e Surdez. Na clínica psicopedagógica atende a crianças e adolescentes com NEE e com dificuldades de aprendizagem. Áreas de interesse: educação especial/atendimento educacional especializado, educação inclusiva, surdez, demais necessidades educacionais especiais, acessibilidade, linguagem, alfabetização, letramento, dificuldades de aprendizagem, aquisição de conceitos e formação de professores.

References

ANTÔNIO, L. C.; MOTA, P. R.; KELMAN, C. A. 2015. A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 1032-1051.

CORDOVA, B. C. 2009. Concepções de Intérpretes de Língua de Sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília.

CORDOVA, B. C.; & TACCA, M. C. 2011. O intérprete de língua de sinais e aação pedagógica no processo de aprendizagem do sujeito surdo. In: A. M. Martínez, & M. C. Tacca, Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência (pp. 209-235). Campinas: Alínea Editora.

CAMPOLINA, L. 2012. Inovação educativa e subjetividade: a configuração da dimensão histórico-subjetiva implicada em um projeto inovador. Tese de Doutorado. Brasília, Brasil: Universidade de Brasília.

_______________. 2014. Aprendizagem, subjetividade e interações sociais na escola. In: A. Mitjáns Martinez, & P. Álvarez, O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural (pp. 179-212). Brasília: Liber Livro.

GATTI, B. A. 2017. Prefácio. In: A. M. Martínez, & F. G. Rey, Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica (pp. 11-14). São Paulo: Cortez.

GONZÁLEZ REY, F. L. 2003. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thompson.

____________________. 2004. O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano. In: A. M. Martínez, & L. M. Simão, O outro no desenvolivmento humano: diálogos para a pesquisa e prática proissional em Psicologia (pp. 1-28). São Paulo: Pioneira Thomson.

____________________. 2005. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thomson.

____________________. 2007. As categorias sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico cultural. Psicologia da Educação, 155-179.

____________________. 2011. Os Aspectos Subjetivos no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especiais: Além dos limites concretos do defeito. In: A. Mitijáns Martínez, & M. C. Tacca, Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência (pp. 47-70). Campinas, São Paulo: Alínea.

___________________. 2019. A Epistemologia Qualitativa vinte anos depois. In.: Mítjans Martínez, A.; González Rey, F.; Puentes, R. P. Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde (p. 21-45). Uberlândia: EDUFU, 2019.

GONZÁLEZ REY, F. L., MITJÁNS MARTINEZ, A. 2017. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea.

LACERDA, C.B. 2006. A Inclusão Escolar de Alunos Surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre essa experiência. Cad. Cedes, XXVI(69), pp. 163-184. Fonte: http://www.cedes.unicamp.br.

MITIJÁNS MARTÍNEZ; A. 2019. Epistemologia Qualitativa: dificuldades, equívocos e contribuições para outras formas de pesquisa qualitativa. In.: Mítjans Martínez, A.; González Rey, F.; Puentes, R. P. Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde (p. 47-69). Uberlândia: EDUFU, 2019.

OLIVEIRA, W. D. 2012. Estudos sobe a relação entre intérprete de Libras e o professor: implicações para o ensino de Ciências. Dissertação de Mestrado. Goiânia, Goiás: Universidade Federal de Goiás.

PEREIRA, A. B., CONCEIÇÃO, M. I., MARTINEZ, A. M. 2016. Epistemología Cualitativa de González Rey: una forma diferente de analisis de "datos". Revista Tecnia, 17-31.

ROSSATO, M., MITIJÁNS MARTINEZ, A. 2013. Desenvolvimento da Subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 289-298.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. 2010. Orientação Pedagógica. Orientação Pedagógica Educação Especial. Brasília, Brasil..

_______________________________________. 2019. Estratégia de Matrícula 2019. Portaria nº 354 de 1º de novembro de 2018. Brasília, Brasil.

TORRES, J. F. 2016. A formação investigativa de doutorandos em Educação e Psicologia: um estudo da relação orientador-orientando a partir do estudo da subjetividade. Tese de Doutorado. Brasília : Universidade de Brasília

TUXI, P. 2009. A atuação do intérprete educacional no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Brasília: Faculdade de Educação. Universidade de Brasília.

Published

2020-05-11

How to Cite

Pereira Gonçalves, L., & Figueira Queiroz, E. (2020). Os desafios do professor intérprete de Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso na perspectiva da Teoria da Subjetividade. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a4

Issue

Section

Papers