Educação científica de professoras em mestrado profissional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a4

Keywords:

Letramentos, Gênero textual, Formação de professor

Abstract

Este artigo tematiza o processo de educação científica de professores de Língua Portuguesa, em formação continuada, num mestrado profissional para educadores. O objeto de investigação são algumas dissertações de mestrado apresentadas como trabalho de conclusão de curso. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental situada na Linguística Aplicada. Alguns estudos sobre letramento do professor, letramento acadêmico e letramento científico são os principais referenciais teóricos utilizados para problematizar algumas implicações de práticas de pesquisa como estratégias de formação continuada de educadores. Os resultados mostram a necessidade do aprimoramento do uso de dissertações de mestrado como gênero com desdobramentos proveitosos para a formação profissional idealizada no mestrado para professores da escola básica.

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Author Biographies

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado III da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017) e, atualmente, é membro do conselho consultivo da ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

Nayra Aires, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

É acadêmica da Licenciatura em Pedagogia e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas. Integra o grupo de pesquisa Práticas de Linguagens – PLES (UFT/CNPq), onde contribui com pesquisa sobre educação científica de professores na perspectiva da Linguística Aplicada, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq).

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Published

2020-07-30

How to Cite

Silva, W. R., & Aires, N. (2020). Educação científica de professoras em mestrado profissional. The ESPecialist, 41(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a4

Issue

Section

Papers