Formação de professores de ciências no contexto da História da Ciência
Resumo
Resumo
É reconhecida a importância de uma abordagem histórica no ensino de ciências e, nos últimos anos, a temática vem sendo debatida nos seminários e congressos ligados ao ensino e aprendizagem dos conceitos científicos, cujos pesquisadores apresentam estudos, caminhos e metodologias para tornar mais significativa a aprendizagem em ciências na Educação Básica e Superior. É necessário discutir que a falta de conhecimento dos aspectos metodológicos e historiográficos da História da Ciência promove distorções e incoerências da própria história, influenciando a visão de ciência que se pretende ensinar. Para isso, são necessários diálogos e discussões aprofundados entre historiadores da ciência e pesquisadores do ensino de ciências, para que se tenha melhor entendimento e fundamentação de ambas as áreas. Neste artigo, abordaremos alguns aspectos relevantes sobre a importância da História da Ciência no ensino, sua presença nos cursos de formação de professores e a necessidade desse diálogo.
Palavras-chave: História da Ciência; Professor de ciências; Formação de professores.
Abstract
It recognized the importance of a historical approach in science teaching and in recent years the issue has been debated in conferences related to the teaching and learning of scientific concepts, whose researchers present studies, paths and methodologies to make more meaningful the learning science process in Basic and College Education. It is necessary to discuss the lack of knowledge of the methodological and historiographical aspects of the history of science promotes distortions and inconsistencies of their own history, influencing the vision of science intended to be taught. Therefore, it is necessary to dialogue and detailed discussions among historians of science and researchers of teaching sciences in order to have a better understanding and explanation of both areas. In this article we will cover some important aspects about the importance of the history of science in education, their presence in teacher training courses and the need for these dialogues.
Keywords: History of Science; Science teacher; Teacher training.