Maria Sibylla Merian: uma mulher transformando ciência em arte

Autores

  • Elaine Ferreira Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Awdry Feisser Miquelin UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18i1p88-105

Resumo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a vida e, principalmente, a obra de uma artista-cientista do século XVII, Maria Sibylla Merian (1647-1717), bem como o potencial da sua produção para as relações de ensino-aprendizagem em Ciências. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas tanto de fontes primárias como fontes secundárias relativas à biografia da autora. Considera-se sua obra e, principalmente, seus estudos sobre os seres vivos, com seus respectivos ciclos de vida, uma produção inédita ao período histórico em que viveu. Nesse período, acreditava-se na geração espontânea e, no entanto, ela conseguiu observar, descrever e pintar em tela os seres vivos e seus ciclos reprodutivos. Assim, as inúmeras telas por ela produzidas e publicadas em seus livros constituem material riquíssimo para a exploração e transposição no ensino.

Palavras-chave: História da Ciência; Maria Sibylla Merian; Ensino.

Abstract

This article aims to present the life and mainly the work of a seventeenth-century artist-scientist, Maria Sibylla Merian (1647-1717), as well as the potential of its production for teaching-learning relations in Sciences. For this, bibliographical research was done both from primary sources and secondary sources related to the biography of the author. Her work, and especially her studies of living beings with their respective life cycles, is an unprecedented production of the historical period in which she lived, where she believed in spontaneous generation, and yet she was able to observe, describe and paint on canvas the living beings and their reproductive cycles. The innumerable canvases she produces and published in her books are very rich material for exploration and transposition in teaching.

Keywords: History of Science; Maria Sibylla Merian; Teaching.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira Machado, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Espírita (1999) e Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2013). Leciona as disciplinas de Biologia e Ciências no Ensino Fundamental, Médio e Curso de Formação de Docentes desde 1997 pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Ciências/Biologia.

Awdry Feisser Miquelin, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor Adjunto IV no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalha em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre educação, ciência e tecnologia, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: consultoria de impacto tecnológico, mediação de tecnologia, Ensino Superior e a Escola Básica, didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Atua com a investigação de processos de ensino-aprendizagem envolvendo: relações entre a arte e as ciências naturais, filosofia da ciência e da tecnologia, história e filosofia das ciências naturais, arte e ciência, teorias de aprendizagem e praticas educativas envolvendo ciências naturais e as TIC.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência