Uma introdução ao estudo das superfícies mínimas utilizando o GeoGebra
Resumo
Este trabalho objetiva realizar uma introdução ao estudo das superfícies mínimas utilizando o software GeoGebra na construção de modelos, superfícies e sólidos de revolução bem como funções e gráficos para auxiliar na obtenção de sólidos com área superficial otimizada. A partir de um problema proposto inicialmente por J. L. Lagrange e posteriormente estudado por Leonhard Euler sobre superfícies mínimas e um experimento utilizando bolhas de sabão elaborado pelo físico belga J. A. F. Plateau, foram construídos algumas superfícies mínimas no GeoGebra como a esfera, a helicoide e a catenóide. Tal estudo permitiu mostrar que dentre os sólidos de revolução abordados de um modo geral nos ensinos Fundamental e Médio: esfera, cilindro e cone, para um dado volume a esfera é o sólido que apresenta a menor área superficial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:
Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657 (versão eletrônica)
Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)
Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.