Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra
Palavras-chave:
Educação Matemática, GeoGebra, Trigonometria, Sequência Didática, Análise Institucional, Dispositivo Experimental, Abordagem PraxeológicaResumo
As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, enumeramos as potencialidades do software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.
Downloads
Metrics
Referências
ARTIGUE, M., Ingénnierie didactique. Recherches en Didactique de Mathématiques. França, v. 9, no 3, p. 245-308,1988.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 12 (1), 73-112, 1992.
CHEVALLARD Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherche en Didactique des Mathématiques, V.19/2, p. 221-266, 1999.
DANTE, L. R. Tudo é Matemática. 9º Ano. São Paulo. Editora Ática, 2009.
DUVAL R., Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v. 5, 1993.
GAFANHOTO, A. Integração das diversas representações das Funções no contexto de utilização de um ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra). (Tese de Mestrado, Universidade de Évora). Lisboa: APM, 2011.
HENRIQUES, A. L’enseignement et l’apprentissage des intégrales multiples: analyse didactique intégrant l’usage du logiciel Maple. Grenoble: UJF, Lab. Leibniz, 2006.
HENRIQUES, A.(2007); João Paulo Attie ; Luíz Márcio Santos Farias . Referências Teóricas da Didática Francesa: Análise didática visando o estudo de integrais múltiplas com auxílio do software Maple. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 51-81, 2007.
HENRIQUES, A.; NAGAMINE, A; NAGAMINE, C. Reflexões Sobre Análise Institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1261-1288, dez. 2012.
HENRIQUES, A.; SERODIO, R., Intervenção de tecnologias e noções de registros de representação no estudo de Integrais Múltiplas na Licenciatura em Matemática. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013, São Carlos. Anais do VI HTEM. São Carlos, 2013. p. 1-20.
HENRIQUES, A.; PALMEIRA, E. S.; OLIVEIRA, P. B., Extensão do Teorema de Pitágoras em três Dimensões: Modelagem de edifícios por paralelepípedos usando Cabri 3D. In: 16º Encontro de Modelagem Computacional, 4º Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais, 3º Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - BA - AL - SE, 2013, Ilhéus. Anais do XVI Encontro de Modelagem Computacional, 2013.
HENRIQUES, A., Estudo de Relações em sala de aula com a presença de ambientes computacionais de aprendizagem – PERSAC, Anais do I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didáticas das Ciências, contribuições e perspectivas, (CIEDIC), 27-31 de Outubro de 2014, UFBA/UEFS, Salvador/Feira de Santana, BA.
HENRIQUES, A., ALMOULOUD, Saddo Ag, Teoria dos Registros de Representação Semiótica em Pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: Uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple, Revista Ciência & Educação da UNES, Bauru (SP), 2016.
KIERAN, C. Learning and teaching algebra at the middle school through college levels. In Frank K. Lester (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics (Vol. II, pp. 707-762). Charlotte: Information Age Publishing, 2007.
NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM, 2007.
PENTEADO, M. G.; BORBA, M. C (Org.). A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
PONTE, J. P. Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación, 2000, n.24. p. 63-90
PONTE, J. P., SERRAZINA, L., GUIMARÃES, H., BREDA, A., GUIMARÃES, F., SOUSA, H., MENEZES, L., MARTINS, M. E., &
OLIVEIRA, P. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007.
RABARDEL, P., Les hommes et les technologies - Approche cognitive des instruments contemporains, Editions Armand Colin. 1995.
REIS JÚNIOR, R. O.; HENRIQUES, A., Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (IGISP), v. v.3, p. 80-103, 2014.
REIS JÚNIOR, R. O.; HENRIQUES, A., Estudo de técnicas computacionais para o ensino e aprendizagem da Trigonometria na Educação Básica. Relatório de pesquisa. Programa de Iniciação Científica. UESC, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.