O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação
Palavras-chave:
GeoGebra, Educação Matemática, DiálogoResumo
Este artigo traz a pesquisa desenvolvida no grupo de trabalho no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência por um dos bolsistas, na aplicação de atividades matemáticas por meio do GeoGebra aos alunos da educação básica. Neste trabalho, contudo, privilegiamos o papel da linguagem nas construções dos sentidos matemáticos pelos alunos. Sendo assim, a comunicação nas aulas tem sido ressaltada na atualidade por desenvolver competências e habilidades nos alunos, onde tem nos sugerido um deslocamento de intepretações marcadas, sobretudo pela busca do diálogo como objeto de aprendizagem. O fortalecimento dos canais de diálogo e a efetiva participação dos alunos da educação básica, em particular na tarefa matemática qualificam e implicam em novos fazeres e saberes nas práticas de formação docente.
Downloads
Metrics
Referências
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ARAÚJO, W. A.; GOMES, A. M. F. O geogebra como recurso didático no ensino da geometria analítica. V Coloquio Internacional "Educação e Contemporaniedade". São Cristovão, 2011.
BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, Curitiba, 2001.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, v. Tendências em Educação Matemática, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, D. C.; QUINTEIRO, J. A formação docente e o Pibid: dilemas e perspectivas em debate. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, 2013.
HOHENWARTER, M. GeoGegraQuickstart: Guia Rápido de Referência sobre o GeoGebra. Disponıvel em:< http://www. mtm. ufsc. br/~ jonatan/PET/geogebraquickstart_pt. pdf.>. Acesso em: 22/09/2017.
HOHENWARTER, M.; FUCHS, K. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching Conference, 2004.
LACERDA, A. G. As tendências em educação matemática: reflexões a partir da prática da pesquisa. In: SILVA, M.L.; NAKAYMA, L.; PIMENTEL, M.A.S; SILVA; M.F.V. (Orgs). Novos saberes e fazeres nas políticas e práticas de formação docente. Belém: UFPA, 2016.
LÉVY, P. As Tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MEDEIROS, K. M. A comunicação na formação inicial de professores de matemática: concepções e práticas de explicação na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2010.
MENEZES, L. Investigar para ensinar matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional do professor. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2004.
PENTEADO, M.G. Rede de trabalho: expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 283-295, 2005.
PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 250-263, PONTE, J. P. et al. Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat, v. 98, n. 27-44, 1998.
SKOVSMOSE, O. Mathematics in action. In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 30-57, 2005.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: UNICAMP/NIED, 1999.
ZANIN, A. C. O Logo na sala de aula de matemática da 6ª série do 1º grau. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1997.
ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que Utilizam Softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.