Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra

Ederson Marcelino da Silva, Olga Harumi Saito, Silvana Gogolla de Mattos

Resumo


Neste artigo, apresentamos o uso de recurso digital, o GeoGebra, no ensino e aprendizagem de poliedros, mais especificamente do dodecaedro rômbico estrelado, também conhecido como Sólido de Escher. Utilizando esse software, construímos o sólido e, durante esse processo, foi possível determinar uma fórmula para o cálculo de seu volume. Também disponibilizamos, na internet, um vídeo mostrando o passo a passo das construções, bem como os poliedros construídos na forma de applet. Acreditamos que esse trabalho contribui com mais uma opção aos docentes que buscam alternativas para atrais a atenção e o interesse dos alunos para conteúdos da Matemática.

Palavras-chave


GeoGebra; ensino e aprendizagem; Sólido de Escher.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: parte III - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

ERNST, B. O espelho mágico de M. C. Escher. Berlim: Taschen, 1991.

ESCHER, F. M. MC Escher: site oficial. 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

GEOGEBRA. GeoGebra: Aplicativos Matemáticos. 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

LIMA, R. T.; LUZ, A. A. B. S.; GóES, A. R. T. Poliedros estrelados: o estudo dos sólidos geométricos além dos livros didáticos. Florianópolis:

GRAPHICA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

PERES, G. B.; NASCIMENTO, M. C. Um mosaico de Escher. 20–. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

SARTOR, N. L. O universo dos poliedros regulares. 92 p. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2013. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

SILVA, E. M. da. Volume dos Sólidos de Platão - Oficina de Matemática - IFPR. 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

______. Poliedros de Arquimedes, Catalan, Kepler-Poinsot, Platão e o Sólido de Escher: contribuições para o ensino e aprendizagem de poliedros. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Curitiba, 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.

SILVEIRA, M. R. A. da. “Matemática é Difícil”: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.




DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p044-061

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.