Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p044-061Palavras-chave:
GeoGebra, ensino e aprendizagem, Sólido de Escher.Resumo
Neste artigo, apresentamos o uso de recurso digital, o GeoGebra, no ensino e aprendizagem de poliedros, mais especificamente do dodecaedro rômbico estrelado, também conhecido como Sólido de Escher. Utilizando esse software, construímos o sólido e, durante esse processo, foi possível determinar uma fórmula para o cálculo de seu volume. Também disponibilizamos, na internet, um vídeo mostrando o passo a passo das construções, bem como os poliedros construídos na forma de applet. Acreditamos que esse trabalho contribui com mais uma opção aos docentes que buscam alternativas para atrais a atenção e o interesse dos alunos para conteúdos da Matemática.Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: parte III - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2019.
ERNST, B. O espelho mágico de M. C. Escher. Berlim: Taschen, 1991.
ESCHER, F. M. MC Escher: site oficial. 2018. Disponível em: <http://www.mcescher.com>. Acesso em: 2 abr. 2019.
GEOGEBRA. GeoGebra: Aplicativos Matemáticos. 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2019.
LIMA, R. T.; LUZ, A. A. B. S.; GóES, A. R. T. Poliedros estrelados: o estudo dos sólidos geométricos além dos livros didáticos. Florianópolis:
GRAPHICA, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/jTE4qH>. Acesso em: 2 abr. 2019.
PERES, G. B.; NASCIMENTO, M. C. Um mosaico de Escher. 20–. Disponível em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/mosaico4.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2019.
SARTOR, N. L. O universo dos poliedros regulares. 92 p. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2013. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=33850>. Acesso em: 2 abr. 2019.
SILVA, E. M. da. Volume dos Sólidos de Platão - Oficina de Matemática - IFPR. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCGvMZBOrQKWa42uvyfnzXqA>. Acesso em: 2 abr. 2019.
______. Poliedros de Arquimedes, Catalan, Kepler-Poinsot, Platão e o Sólido de Escher: contribuições para o ensino e aprendizagem de poliedros. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Curitiba, 2018. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160640169>. Acesso em: 2 abr. 2019.
SILVEIRA, M. R. A. da. “Matemática é Difícil”: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.