Lugar geométrico de curvas: construções e demonstrações das cônicas usando o GeoGebra <br>Geometrical place of curves: constructions and demonstrations of conics using GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p120-135

Palavras-chave:

cônicas, geogebra, lugar geométrico

Resumo

A utilização de recursos didáticos demanda o desenvolvimento de diversos métodos de ensino. Com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela tecnologia para auxiliar nas aulas, uma das possibilidades é o uso do GeoGebra. Dessa forma, com o auxílio desse software, apresentaremos diferentes maneiras de construir as cônicas usando circunferências, retas, semirretas, segmentos de reta e pontos. Para mostrar que os lugares geométricos criados são cônicas, realizaremos as demonstrações de forma algébrica e/ou geométrica, deixando-as mais práticas e de fácil visualização com o suporte do programa, prontas para serem aplicadas em sala, como o docente preferir. Nosso intuito é iniciar o estudante no método investigativo da matemática usando demonstrações, com a finalidade de desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático.

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Biografia do Autor

Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas


Professor do Colégio Contato Maceió e professor da OBMEP na Escola é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestre em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Vanio Fragoso de Melo, Universidade Federal de Alagoas


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (1989), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Trabalhou na Universidade Federal de Campina Grande de 1996 a 2010. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem geométrica, animação e simulação, modelos deformáveis, geometria diferencial e curvas e superfícies. Desde agosto de 2011 está atuando no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) como coordenador de área (Matemática - UFAL). Faz parte do corpo docente do PROFMAT/UFAL desde 2011. Tem trabalhado desde 2011 na área de ensino de matemática.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi vice-coordenadora nacional do PROFMAT e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática e Educação Matemática.

Referências

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

Cavalcante, J. F. A., Melo, V. F. de, & Santos, V. de O. (2020). Lugar geométrico de curvas: construções e demonstrações das cônicas usando o GeoGebra &lt;br&gt;Geometrical place of curves: constructions and demonstrations of conics using GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(2), 120–135. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p120-135

Edição

Seção

Relatos de Experiência