O cubo mágico e o GeoGebra: uma exploração visual de grupos de permutação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p027-044

Palavras-chave:

Cubo de Rubik, Teoria dos Grupos, Grupos de Permutação, GeoGebra

Resumo

Este artigo tem como objetivo utilizar a construção do Cubo Mágico no GeoGebra como ferramenta primária para visualização e manipulação no ensino de grupos de permutação em Álgebra Abstrata. Apresentamos uma breve discussão sobre o conceito de grupo, aspectos do Cubo Mágico, o grupo de Rubik como um grupo de permutações e as possibilidades de sua exploração com o GeoGebra. Com base nesse estudo, reconhecemos o potencial de aprofundar-se nos grupos de permutação na Álgebra Abstrata por meio de uma interface visual que associa suas propriedades a um objeto tangível e manipulável. Além disso, há a possibilidade de simular seus movimentos usando software de Geometria Dinâmica, como o GeoGebra.

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Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino (RENOEN, polo IFCE). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC), Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPq – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

Ana Paula Florêncio Aires, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD

Doutorado em Educação Matemática, com especialização em Didática da Matemática pela Universidade de Salamanca. Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF- (Universidade de Aveiro). Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Interesses de pesquisa incluem as linhas: Didática da Matemática; História do ensino da Matemática; História da Matemática; Práticas Profissionais Docentes; TIC no ensino da Matemática e Formação de Professores; Teoria dos números.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Sousa, R. T. de, Alves, F. R. V., & Aires, A. P. F. (2024). O cubo mágico e o GeoGebra: uma exploração visual de grupos de permutação. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(3), 027–044. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p027-044