Imagen documental como posibilidad en la enseñanza del cine

Autores

  • Edwin García Universidad Pedagógica y tecnológica de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v11i1.63367

Palavras-chave:

Imagem, Documentario, Acontecimento, Ensino

Resumo

A imagem documental transita entre o real e o irreal. O filósofo Paulo Virilio fala do acontecimento na imagem documental, discute a trajetória da imagem até a fixação do espetáculo, visto que, gera uma dependência embrionária do real. Trata-se de pensar a imagem fora da realidade e ver o problema no real em sua potência e em sua fraqueza, onde opera sob o princípio da simultaneidade: que o olho veja o que a câmera vê e se mova em direção à trajetória. Essa fixação se dá com a eliminação distante do apontamento da identidade da imagem, constituída por um mostrar, fazer e ensinar algo antes do nada. Daí a necessidade de analisar uma forma de ensinar com a imagem que não se reduza a uma ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwin García, Universidad Pedagógica y tecnológica de Colombia

Filósofo Universidad de La Salle, Magíster en filosofía, estudiante de doctorado Universidad Pedagógica y tecnológica de Colombia, investigador Junior Minciencias 2019- 2021, profesor Asociado Universidad La Gran Colombia. Áreas de investigación: Filosofía, Literatura, cine y educación. Investigador grupo Filosofía, educación y pedagogía Minciencias 2019-2021 categoría A.

Downloads

Publicado

2023-09-04