Imagen documental como posibilidad en la enseñanza del cine
DOI:
https://doi.org/10.23925/politica.v11i1.63367Palavras-chave:
Imagem, Documentario, Acontecimento, EnsinoResumo
A imagem documental transita entre o real e o irreal. O filósofo Paulo Virilio fala do acontecimento na imagem documental, discute a trajetória da imagem até a fixação do espetáculo, visto que, gera uma dependência embrionária do real. Trata-se de pensar a imagem fora da realidade e ver o problema no real em sua potência e em sua fraqueza, onde opera sob o princípio da simultaneidade: que o olho veja o que a câmera vê e se mova em direção à trajetória. Essa fixação se dá com a eliminação distante do apontamento da identidade da imagem, constituída por um mostrar, fazer e ensinar algo antes do nada. Daí a necessidade de analisar uma forma de ensinar com a imagem que não se reduza a uma ferramenta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-09-04
Edição
Seção
Artigos