Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba

Autores

  • Vanessa dos Reis Queiroz Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba
  • Janie Maria de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2017v19i4a9

Palavras-chave:

educação sexual, adolescência, conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, professores escolares, ensino fundamental e médio

Resumo

Objetivos: Este artigo teve como objetivo traçar o perfil dos professores de uma escola estadual de ensino médio segundo as variáveis sociodemográficas, sexo, idade, estado civil, escolaridade, área de formação, tempo de trabalho em escola, tempo de trabalho na escola pesquisada; e investigar seu conhecimento sobre a temática sexualidade. Método: Trata‑se de uma pesquisa descritiva e quanti-qualitativa, realizada com 27 professores de uma escola estadual de ensino médio, localizada na região noroeste do município de Sorocaba, São Paulo. Resultados e Discussão: Para esse grupo de professores, o processo de adolescer é caracterizado por mudanças comportamentais, emocionais, biológicas e sociais; eles acreditam que a família não deve ser a única responsável pela educação sexual, ressaltando que é a base principal do processo educacional. Conclusão: A oportunidade de trabalhar com os professores de ensino médio mostrou que, de modo geral, esses profissionais abordam a sexualidade no ambiente escolar.

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Publicado

2018-01-29

Como Citar

1.
Queiroz V dos R, Almeida JM de. Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 29º de janeiro de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];19(4):209-14. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/31788

Edição

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Artigo Original