Treinamento e desenvolvimento com foco na gamificação: visão do processo a partir das consultorias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v12i2.50127%20

Palavras-chave:

Treinamento, Desenvolvimento, Gamificação, Gestão de pessoas

Resumo

Tema recente na pesquisa acadêmica, a gamificação pode ser definida como o uso de aplicativo ou software com o design de games no ambiente organizacional. Pode ser usada para estimular a motivação e o engajamento entre os funcionários. Como forma de ampliar os estudos nesta área proporcionando conhecimento para o âmbito acadêmico e organizacional, este estudo analisa como a aplicação da gamificação ocorre, sob o ponto de vista de empresas terceirizadas responsáveis por desenvolver estas práticas e, de que forma ela promove a motivação e o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. O objetivo do estudo foi analisar o processo de inserção das práticas de gamificação realizado por empresas brasileiras de consultoria em treinamento e desenvolvimento. O método foi aplicado a partir de estudo qualitativo genérico, exploratório, cujos dados foram coletados por meio de fontes primárias e secundárias em 5 empresas de consultoria em treinamento e desenvolvimento de pessoas, responsáveis por criar e aplicar práticas de gamificação. Os resultados indicaram que o profissional que atua nesta função deve buscar entender as características e necessidades das empresas clientes para colocar em prática o devido planejamento e execução das atividades de treinamento e desenvolvimento com este foco em gamificação ou jogos sérios.

Referências

BHATTACHARYYA, P.; JENA, L. K.; PRADHAN, S. Does “meaningful gamification” address gen Y needs? Exploring its influence on creating meaningful engagement for gen Y workers. Human Resource Management International Digest, 2018.

CASSELL, C.; SYMON, G. Taking qualitative methods in organization and management research seriously, Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, v. 1, n. 1, p .4-12, 2006.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

COOVERT, M. D. et al. Serious games are a serious tool for team research. Int. J. Serious Games, v. 4, n. 1, p. 41-55, 2017.

CSIKSZENTMIHALY, M. Finding flow: The psychology of engagement with everyday life. Hachette UK, 2020.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DETERDING, Sebastian et al. Gamification: Toward a definition. In: CHI 2011 gamification workshop proceedings. Vancouver BC, Canada, 2011.

FLEMING, T. M. et al. Serious games and gamification for mental health: current status and promising directions. Frontiers in psychiatry, v. 7, p. 215, 2017.

FLETCHER, L.; ALFES, K.; ROBINSON, D. The relationship between perceived training and development and employee retention: the mediating role of work attitudes. The International Journal of Human Resource Management, v. 29, n. 18, p. 2701-2728, 2018.

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Porto alegre: Bookman Editora, 2009.

GLASER, B., STRAUSS, A. The discovery of grounded theory. New York: Aldine de Gruyter, 1967.

GRIGGS, A. et al. Utilizing Games for Learning: Applications of Game-Based Training and Gamification. In: Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting. Sage CA: Los Angeles, CA: SAGE Publications, p. 2166-2168, 2019.

HAMMEDI, W.; LECLERQ, T.; VAN RIEL, A. C. R. The use of gamification mechanics to increase employee and user engagement in participative healthcare services. Journal of Service Management, v. 28, n. 4, p. 640-661, 2017.

HAZIRI, F.; CHOVANCOVÁ, M.; FETAHU, F. Game mechanics and aesthetics differences for tangible and intangible goods provided via social media. Management & Marketing. Challenges for the Knowledge Society, v. 14, n. 2, p. 176-187, 2019.

HUOTARI, K.; HAMARI, J. A definition for gamification: anchoring gamification in the service marketing literature. Electronic Markets, v. 27, n. 1, p. 21-31, 2017.

JAIN, A.; DUTTA, D. Millennials and Gamification: Guerilla Tactics for Making Learning Fun. South Asian Journal of Human Resources Management, v. 6, n. 1, p. 29-44, 2019.

JONSEN, K.; JEHN, K. Using triangulation to validate themes in qualitative studies, Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, v. 4, n. 2, p.123-150, 2009.

KICKMEIER-RUST, M.; HOLZINGER, A. Interactive Ant Colony Optimization to Support Adaptation in Serious Games. International Journal of Serious Games, v. 6, n. 3, p. 37-50, 2019.

KORNEVS, M.; HAUGE, J. B.; MEIJER, S. Gamification of a Procurement Process for Professional Training of Public Servants. International Journal of Serious Games, v. 6, n. 2, p. 23-37, 2019.

LAMERAS, P. et al. Essential features of serious games design in higher education: Linking learning attributes to game mechanics. British journal of educational technology, v. 48, n. 4, p. 972-994, 2017.

LANDERS, R. N. Gamification misunderstood: how badly executed and rhetorical gamification obscures its transformative potential. Journal of Management inquiry, v. 28, n. 2, p. 137-140, 2019.

LECLERCQ, T.; PONCIN, I.; HAMMEDI, W. Opening the black box of gameful experience: Implications for gamification process design. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 52, p. 101882, 2020.

MAHOMED, F. E.; ROTHMANN, S. Strength use, training and development, thriving, and intention to leave: the mediating effects of psychological need satisfaction. South African Journal of Psychology, v. 50, n. 1, p. 24-38, 2020.

MARANGONI, M. M.; BERIMBAU, M. R. Gamificação e gestão de pessoas: um estudo de caso sobre treinamento e ambiente de diversidade cultural. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe) ISSN-e: 2237-1427, v. 8, n. 3, 2018.

MARKOPOULOS, A. P. et al. Gamification in engineering education and professional training. International Journal of Mechanical Engineering Education, v. 43, n. 2, p. 118-131, 2015.

MIRI, D. H. et al. Gamificação: uma Análise Bibliométrica de Artigos Científicos Publicados entre 2008 E 2018. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 2, p. 165-180, 2019.

MULLINS, J. K.; SABHERWAL, R. Gamification: A cognitive-emotional view. Journal of Business Research, v. 106, p. 304-314, 2020.

NOBRE, H.; FERREIRA, A. Gamification as a platform for brand co-creation experiences. Journal of Brand Management, v. 24, n. 4, p. 349-361, 2017.

PATRÍCIO, R.; MOREIRA, A. C.; ZURLO, F. Gamification approaches to the early stage of innovation. Creativity and Innovation Management, v. 27, n. 4, p. 499-511, 2018.

PESSANHA, L. A. et al. A importância do treinamento e desenvolvimento nas empresas. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 5, 2019.

RAUCH, M. Best practices for using enterprise gamification to engage employees and customers. In: International Conference on Human-Computer Interaction. Springer, Berlin, Heidelberg, p. 276-283, 2013.

ROCHA, E. M.; PEREIRA, G. M.; PACHECO, D. The role of the predictive gamification to increase the sales performance: a novel business approach. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 35, n. 5, p. 817-833, 2019.

RUIZ-ALBA, J. L.; SOARES, A.; RODRÍGUEZ-MOLINA, M. A.; BANOUN, A. Gamification and entrepreneurial intentions. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 26, n. 5, p. 661-683, 2019.

RUMKE, B. de P. et al. Levantamento das necessidades e elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento para uma empresa de TI. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe) ISSN-e: 2237-1427, v. 6, n. 2, 2016.

SILIC, M. et al. The effects of a gamified human resource management system on job satisfaction and engagement. Human Resource Management Journal, v. 30, n. 2, p. 260-277, 2020.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2008.

SUH, A.; WAGNER, C. How gamification of an enterprise collaboration system increases knowledge contribution: an affordance approach. Journal of Knowledge Management, v. 21 n. 2, p. 416-431, 2017.

SHREE, S.; SINGH, A. S. Exploring Gamification for Recruitment through Actor Network Theory. South Asian Journal of Human Resources Management, v. 6, n. 2, p. 242-257, 2019.

TANSLEY, C.; HAFERMALZ, E.; DERY, K. Talent development gamification in talent selection assessment centres. European Journal of Training and Development, v. 40, n. 7, p. 490-512, 2016.

WARMELINK, H. et al. Gamification of production and logistics operations: Status quo and future directions. Journal of Business Research, 2018.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press, 2012.

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos