The negative Facebook campaign of the presidential candidates in the 2018 elections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i44p100-124

Keywords:

brazilian politics, elections, social networks, political communication

Abstract

This article analyzes the use of negative campaign on the social network Facebook by the five main candidates for the Presidency of Brazil during the 2018 election, comparing the use, relevance and predominant strategies in the use of the social network. The research was carried out through the collection of posts by the Netvizz application, being 1,678 during the first round and 162 posts in the second round, totaling 1,840. First, through Aggio's (2011) grid, these posts were classified into 11 categories, one of which is the negative campaign. Then, based on the typology proposed by Steibel (2005), only the negative posts were analyzed, in order to understand who the targets were, what types of negative campaigns (attack, criticism and comparison) were carried out and what was the space of the negative campaign within each candidate's campaign. The results indicate that the negative campaign was little used in the first round due to the large number of candidates and to avoid the "boomerang effect", in the second round the use was greater and that it focused mostly on personal aspects to the detriment of political aspects.

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Author Biographies

Doacir Gonçalves de Quadros, Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER

Doutor em Sociologia (UFPR) na área de concentração Cultura e Poder, Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia Política (UFPR). Professor de Ciência Política e do Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário UNINTER. Membro associado a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro associado da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNINTER. Consultor no processo de avaliação de projeto de pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Parecerista e Avaliador dos Cursos do Guia do Estudante. Membro do Conselho Editorial do periódico Caderno Organização Sistêmica. Membro do Comitê Executivo da Revista Científica Ius Gentium. Professor pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa "Meios de Comunicação e Política" do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia Política e Ciência Política, atuando como pesquisador nos seguintes temas: Teoria Política, Estado, Eleições, Partidos Políticos, Comportamento Politico e Comunicação Política. Possui publicações e apresentação de trabalhos nas temáticas: Estado, teoria política,partidos políticos, meios de comunicação e eleições e comunicação política. Tem experiência profissional na elaboração de pareceres e de pesquisas de opinião, utilizando-as para a compreensão do comportamento do eleitor e da elite política, sendo utilizado por implementadores de políticas públicas ao nível municipal e estadual; por partidos políticos e por meios de comunicação.

Pedro Felipe Silva, Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER

Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e pós-graduando em Políticas Públicas pela Faculdade Unina. Pesquisador voluntário do projeto de pesquisa “Mídia e política: o facebook e o twitter nas eleições de 2018 para presidente e para governador do Paraná”.

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Published

2022-10-28