Sobre a Revista

A Aurora é uma revista digital quadrimestral e de acesso aberto, com o ISSN 1982-6672, que aborda temas relacionados a arte, mídia e política e é mantida e organizada pelo NEAMP da PUC-SP.

Notícias

Revolução Cubana: Chamada de Artigos para Dossiê

2024-06-04

A Revolução Cubana completa 65 anos entre êxitos e desafios. O dossiê organizado por Rosemary Segurado e Eduardo Marchesan Naranjo pretende reunir trabalhos sobre a tomada do poder pelos guerrilheiros liderados por Fidel Castro, Raul Castro e Che Guevara, a  deposição do ditador Fulgêncio Batista, e o embargo americano que perdura até aos tempos atuais; Além disso,  a qualidade dos serviços de saúde e educação, que se constituiu como marca importante da ilha e se tornou uma espécie de cartão de visitas do regime, levando programas sociais de excelência para diversos países; No campo das artes, a fotografia, a música, o cinema, a literatura são a expressão de um dos princípios que conduziram o processo revolucionário: a cultura. Nesses e em diversos outros aspectos, a discussão desse processo político é fundamental para compreender o lugar das utopias no tempo presente.

O prazo para submissão de artigo para o dossiê é 30 de setembro.

A Aurora recebe textos livres, desde associadas às temáticas do periódico, em fluxo contínuo. As normas para publicação estão no nosso site.

 

Saiba mais sobre Revolução Cubana: Chamada de Artigos para Dossiê

Edição Atual

v. 17 n. 49 (2024): Humor e Política
					Visualizar v. 17 n. 49 (2024): Humor e Política

A Aurora, revista acadêmica focada em Arte, Mídia e Política, foi concebida em 2006 por um grupo de pesquisadores e está em sua 49ª edição. Esta edição busca expandir o debate sobre o humor nas Ciências Humanas e as relações de poder. O dossiê inclui artigos que exploram a sátira e o humor em diferentes contextos: a análise do papel da imprensa na abolição e racismo no Brasil, a interpretação de charges políticas de extrema direita, e a sátira do nacionalismo na série "Filhos da Pátria". Outras contribuições abordam o humor no cinema, desde chanchadas brasileiras e a crítica ao fascismo no cinema italiano, até paródias contemporâneas. A revista também investiga o impacto dos memes na política e nas campanhas eleitorais, e apresenta uma entrevista com Cristiano Botafogo sobre humor e política no podcast "Medo e Delírio em Brasília". Além disso, o fluxo contínuo inclui um estudo sobre a cultura e tecnologia nos quadrinhos de Flavio Colin.

Publicado: 2024-08-30

Edição Completa

Editorial

Dossiê

Artigos

Ver Todas as Edições