Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, em formato eletrônico, foi criada em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa /CNPq Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso.

Desde 2019 publica quatro números por ano, constituídos sobretudo de artigos inéditos e resenhas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.

Recebe artigos em fluxo contínuo.

Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, em 2020, iniciou o seu processo de adesão à Ciência Aberta.

A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.

A adoção de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso à Ciência Aberta compreende:

1)      O preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.

 Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica.

 A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.

 Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso só admite a submissão de artigos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

 2)      Gestão transparente dos dados da pesquisa e disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos.

 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso encoraja seus autores a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.

 As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

 3)      Opções de abertura do processo de peer review que sejam aceitáveis pelos autores e/ou pareceristas.

 Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito.

 As opções do autor devem ser informadas noFormulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação.

Os avaliadores devem informar sobre suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.


QUALIS A1 e indexada pelo SciELO, Scopus e Web of Science . 

 

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English



Apoio:

 

 

 

 

Indexadores 

SciELO - Scientific Eletronic Library Online

Scopus -Elsevier

Web of Science

DOAJ - Directory of Open Access Journals

International Institute of Organized Research (I2OR) database

Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Directorio, catálogo e índice.

LivRe! - Portal para periódicos de livre acesso na Internet

Ulrichsweb

EZB - The Electronic Journals Library of the University Library of Regensburg 

Worldcat 

DRJI - Directory of Research Journals Indexing

RCAAP - Repositório Cientifíco de Acesso Aberto de Portugal

openaccessarticles.com

SciLit  - Science Literature 

Academic Journals Database

OALib - Open Access Library

OAJI - Open Academic Journals Index


Todo o conteúdo de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso está licenciado sob Licença Creative Commons CC - By 4.0.
 

ISSN 2176-4573

Notícias

 

Supensão de recebimento de originais

 
A equipe editorial de Bakhtiniana. Revista de Estudos  do Discurso informa que, durante o período de 21 de agosto a 31 de janeiro de 2021,  o sistema de submissão para novos artigos estará suspenso, em virtude do alto volume de artigos em espera para avaliação. Até 29 de novembro receberemos exclusivamente os originais que respondam à chamada dos discursos em tempos de coronavírus.
 
Esta pausa visa dar celeridade à avaliação do grande número de artigos já recebidos até o momento.
 
As submissões já realizadas  seguirão  normalmente o fluxo editorial.
 
Publicado: 2020-08-21
 
Outras notícias...

v. 16, n. 1 (2021)


Capa da revista
Capa: Brait/Campos/Santos, a partir de K. Malevich, Airplane Flying, 1915.