- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
A Revista Bakhtiniana
Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, em formato eletrônico, é um periódico bilíngue - português e inglês -, criado em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa /CNPq Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso.
Desde 2019 publica quatro números por ano, constituídos sobretudo de artigos inéditos e resenhas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.
Recebe artigos em fluxo contínuo.
A partir de 2023, adotou a publicação contínua: seus textos (apresentações, editoriais, artigos e resenhas) são publicados simultaneamente no SciELO na medida que são aprovados e revisados, sendo distribuídos em seus quatro números anuais do periódico, abertos até o fechamento de sua periodicidade. Encerrando-se a periodicidade do número, todos os artigos também são publicados no Portal de Revistas da PUC-SP. A opção por essa modalidade de publicação é consoante ao empenho da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso em acelerar o processo de comunicação das pesquisas de qualidade e, com isso, contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação.
Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, em 2020, iniciou o seu processo de adesão à Ciência Aberta.
A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.
A adoção de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso à Ciência Aberta compreende:
1) O preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.
Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica.
A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.
Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso só admite a submissão de artigos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.
2) Gestão transparente dos dados da pesquisa e disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos.
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso encoraja seus autores a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.
As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
3) Opções de abertura do processo de peer review que sejam aceitáveis pelos autores e/ou pareceristas.
Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito.
As opções do autor devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação.
Os avaliadores devem informar sobre suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.
QUALIS A1 e indexada pelo SciELO, Scopus e Web of Science .
Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English
Foco e Escopo
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, criada em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, certificado pela PUC-SP, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, com destaque para os estudos dialógicos. Em formato eletrônico, reúne trimestralmente artigos originais e resenhas. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso iniciou, em 2020, o seu processo de adesão a Ciência Aberta. A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.
Este é o único periódico que contempla os estudos bakhtinianos no Brasil e no estrangeiro, de forma específica e em seu diálogo com outras áreas do conhecimento. Os artigos podem ser enviados em português ou inglês, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana
Políticas de Seção
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Tradução
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
A avaliação duplo-cega é seguida para todos artigos, incluindo os preprints.
A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (Documento Suplementar SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação.
Periodicidade
Trimestral (a partir de 2019)
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Isso significa que os leitores podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou linkar o texto completo dos manuscritos ou usá-los para qualquer outra finalidade, sem a necessidade de permissão prévia do autor ou editor.
Simultaneamente, não é cobrada qualquer taxa dos autores referente à submissão e/ou à publicação dos artigos.
Propriedade Intelectual
Todo conteúdo de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso está sob Licença Creative Commons CC - By 4.0
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...