Intertextualidade verbo-visual: como os textos multissemióticos dialogam?

Autores

  • Leonardo Mozdzenski Universidade Federal de Pernambuco / ECPBG

Palavras-chave:

Intertextualidade, Dialogismo, Textos verbo-visuais, Videoclipe

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como os textos multissemióticos dialogam entre si para produzir sentidos, observando-se as complexas relações intertextuais instauradas entre gêneros dos diversos campos artísticos e/ou audiovisuais. Para tanto, apresento inicialmente uma breve revisão bibliográfica sobre a intertextualidade, discutindo criticamente como os principais estudiosos abordam esse tema. Em seguida, defendo que é necessário entendermos a intertextualidade de forma integral e não-discretizada através de um continuum tipológico das relações entre textos verbo-visuais. Assim, desenvolvo um modelo de compreensão desse fenômeno por meio de um gráfico em que dois contínuos se entrecruzam: a representação da intertextualidade por meio da forma (Implicitude/Explicitude) e da função (Aproximação/Distanciamento da voz citada) assumidas em situações comunicativas. Para testar o modelo, foram selecionados quatro videoclipes da cantora norte-americana Madonna, tendo por fim constatarmos de que modo os textos videoclípticos se apoiam em outros textos para construção de seus discursos e das identidades evocadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco / ECPBG

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciou-se em Letras (Português/Inglês). Possui especialização em Leitura, Compreensão & Produção Textual e mestrado em Linguística também pela mesma instituição. É autor de Multimodalidade e Gênero Textual: analisando criticamente as cartilhas jurídicas (Ed. UFPE, 2008), resultante do prêmio de melhor dissertação em Linguística da UFPE em 2006. Integra a equipe de tradução e revisão técnica dos livros de Charles Bazerman publicados no Brasil: "Gêneros Textuais, Tipificação e Interação" (Ed. Cortez, 2005), "Gênero, Agência e Escrita" (Ed. Cortez, 2006) e "Escrita, Gênero e Interação Social" (Ed. Cortez, 2007), bem como de Teun van Dijk: "Discurso e Poder" (Ed. Contexto, 2008) e de Carolyn R. Miller: "Gênero Textual, Agência e Tecnologia" (Ed. UFPE, 2009). Desenvolve pesquisas nas áreas da Análise do Discurso (particularmente em sua vertente Crítica), da multimodalidade discursiva/ retórica visual, do estudo dos gêneros e da análise do discurso jurídico, tendo divulgado seus trabalhos em revistas especializadas, como Veredas, EntreLetras, Asces e Ao Pé da Letra. Atualmente, ministra cursos de produção de textos técnico-administrativos e de redação jurídica aos servidores de diversos órgãos públicos e secretarias estaduais através da Escola de Contas Prof. Barreto Guimarães, vinculada ao Tribunal de Contas de Pernambuco, onde também exerce a função de auditor das contas públicas.

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Mozdzenski, L. (2013). Intertextualidade verbo-visual: como os textos multissemióticos dialogam?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 177–201 / Eng. 176. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13864

Edição

Seção

Artigos