Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso

Autores

  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme Universidade Federal de Uberlândia
  • João Bôsco Cabral dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Letramento em língua inglesa, Formação de professores de línguas, Teoria bakhtiniana

Resumo

Com este trabalho, buscamos refletir e problematizar, numa perspectiva bakhtiniana, e tendo como foco um estudo de caso, como se dá o letramento em língua inglesa, a partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras. O diário crítico-reflexivo dialogado é concebido como uma forma de interação verbal entre o professor formador e o professor em-formação, elaborado por este ao final de cada aula. O conteúdo deste diário se refere a uma descrição interpretativa em que o professor em-formação vai descrever, interpretar e relacionar como está vivendo o processo de interação verbal em seus estudos em língua inglesa. Nesse sentido, abordamos noções da arquitetura bakhtiniana, as quais hipotetizamos serem fundadoras desta prática pedagógica em estudo, discutimos analiticamente como o diário crítico-reflexivo, como prática de letramento, pode incidir na formação do (futuro) professor de língua inglesa e, finalmente, relacionamos o referencial teórico bakhtiniano com esta prática dialógica de linguagem traduzida em aspectos metodológicos da/na formação do professor de línguas na universidade.

 

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Publicado

2014-11-21

Como Citar

Guilherme, M. de F. F., & Santos, J. B. C. dos. (2014). Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 52–71 / Eng. 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19722

Edição

Seção

Artigos