Entre adquirir e aprender uma língua: subjetividade e polifonia

Autores

  • Maria José Coracini Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Dialogismo, Língua Estrangeira, Língua Materna, Desconstrução, Discurso, Subjetividade

Resumo

Pretende-se discutir e desconstruir as dicotomias aprendizagem/aquisição, língua materna/língua estrangeira, a partir de um corpus extraído de relatos de dez falantes de língua(s) estrangeira(s). Em geral, eles apre(e)deram a(s) língua(s) em situações informais ou, como dizem eles, em situações autodidatas. A análise efetuada tomou por base a perspectiva discursivo-desconstrutivista, que inclui pensadores como Bakhtin, Foucault, Derrida e Lacan. Todos eles partilham concepções como língua(gem), sujeito e cultura. A análise empreendida permitiu perceber que, ao falarem de como aprenderam a(s) língua(s) estrangeira(s), a maioria dos participantes da pesquisa só consideram as estratégias, as metodologias (formais e informais), os meios utilizados para terem acesso à língua-cultura do outro, esquecendo que adentrar a língua do outro pressupõe o desejo que se manifesta no amor da(s) língua(s) e do outro.

 

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Biografia do Autor

Maria José Coracini, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Linguística Aplicada. Professor Titular em Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Coracini, M. J. (2014). Entre adquirir e aprender uma língua: subjetividade e polifonia. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 4–24 / Eng. 5. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20176

Edição

Seção

Artigos