O projeto didático de José Luiz Fiorin para o ensino de leitura e de produção de texto

Autores

  • Arnaldo Cortina UNESP - Araraquara

Palavras-chave:

Fiorin, Leitura, Obra didática, Redação, Semiótica

Resumo

Em setembro de 2014, um grupo de professores e de pesquisadores reuniu-se para refletir sobre as contribuições que os trabalhos publicados por José Luiz Fiorin trazem para os estudos do discurso, do texto e para os avanços das investigações em semiótica. Este trabalho, com o qual participei do colóquio, procura examinar como o projeto didático estabelecido por esse estudioso das manifestações da linguagem tem uma importância significativa para o ensino de leitura e de produção de textos, ao mesmo tempo em que reflete os avanços realizados pelos semioticistas brasileiros e estrangeiros em relação ao aprimoramento do projeto metodológico realizado por essa teoria que investiga a constituição do sentido do texto.

Downloads

Metrics

PDF views
5,835
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026352
|

Biografia do Autor

Arnaldo Cortina, UNESP - Araraquara

Prof. Adjunto do Departamento de Linguística da FCL-UNESP/CAr. Área de atuação: semiótica e análise do discurso. Situação funcional: RDIDP - professor em regime de dedicação exclusiva.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Cortina, A. (2015). O projeto didático de José Luiz Fiorin para o ensino de leitura e de produção de texto. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(3), Port. 27–45 / Eng. 32. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22183

Edição

Seção

Artigos Inéditos (1) Semiótica, enunciação e ideologia