Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana

Autores

Palavras-chave:

Dança, Corpo, Educação performativa, Bakhtin e o Círculo

Resumo

O presente artigo propõe um diálogo entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana, a partir de reflexões sobre o corpo dançante como potência transformadora na/da/sobre a escola. Ao se compreender a comunicação do corpo como materialidade da consciência individual que, ao dançar enuncia por cadeias dialógicas infinitas, é imprescindível conceber o movimento como texto sígnico, carregado de vozes passíveis de leitura e interpretação. Ao investigar pressupostos de base da educação performativa em relação com uma abordagem dialógica de um corpo que enuncia dançando (enunciado-dançado), este ensaio, de cunho estritamente teórico, busca apontar possíveis caminhos para (re)pensar as práticas a respeito de formas de comunicação e expressão do corpo na escola.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná/Universidade do Vale do Itajaí

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Atua na Licenciatura em Educação do Campo e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn). Pós-doutoranda (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente pesquisa as relações entre performance e educação em contextos educacionais escolares e não escolares.

Thais Castilho, Universidade Federal do Paraná.

Bailarina e Professora de Dança em Araçatuba/SP. Graduada em Dança pela UNESPAR. Mestre em Educação (UFPR). Doutoranda em Educação (UFPR).

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Federal do Paraná.

Bailarino e Professor de Dança em Curitiba. Graduado em Dança (UNESPAR) e Mestrando em Educação (UFPR).

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Gonçalves, M. B., Castilho, T., & Gabardo Junior, J. M. (2019). Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 136–155 / Eng. 139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37810

Edição

Seção

Artigos