Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana

Autores

Palavras-chave:

Dança, Corpo, Educação performativa, Bakhtin e o Círculo

Resumo

O presente artigo propõe um diálogo entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana, a partir de reflexões sobre o corpo dançante como potência transformadora na/da/sobre a escola. Ao se compreender a comunicação do corpo como materialidade da consciência individual que, ao dançar enuncia por cadeias dialógicas infinitas, é imprescindível conceber o movimento como texto sígnico, carregado de vozes passíveis de leitura e interpretação. Ao investigar pressupostos de base da educação performativa em relação com uma abordagem dialógica de um corpo que enuncia dançando (enunciado-dançado), este ensaio, de cunho estritamente teórico, busca apontar possíveis caminhos para (re)pensar as práticas a respeito de formas de comunicação e expressão do corpo na escola.

Downloads

Metrics

PDF views
557
Aug 07 '19Aug 10 '19Aug 13 '19Aug 16 '19Aug 19 '19Aug 22 '19Aug 25 '19Aug 28 '19Aug 31 '19Sep 01 '19Sep 04 '19108
| |

Biografia do Autor

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná/Universidade do Vale do Itajaí

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Atua na Licenciatura em Educação do Campo e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn). Pós-doutoranda (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente pesquisa as relações entre performance e educação em contextos educacionais escolares e não escolares.

Thais Castilho, Universidade Federal do Paraná.

Bailarina e Professora de Dança em Araçatuba/SP. Graduada em Dança pela UNESPAR. Mestre em Educação (UFPR). Doutoranda em Educação (UFPR).

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Federal do Paraná.

Bailarino e Professor de Dança em Curitiba. Graduado em Dança (UNESPAR) e Mestrando em Educação (UFPR).

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Gonçalves, M. B., Castilho, T., & Gabardo Junior, J. M. (2019). Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 136–155 / Eng. 139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37810

Edição

Seção

Artigos