O tonto e o louco. Notas sobre a cena cultural contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Lotman, Louco, Tonto, Norma, Mudança social, Cultura contemporânea

Resumo

Em seu livro Cultura e explosão, no qual analisa a dinâmica cultural, Lotman utiliza as figuras do “tonto” e do “louco” como termos paradigmáticos de atitudes humanas que encarnam as formas de mudança social. Imersos no espaço de uma semiosfera, os atos humanos ganham significado em relação à totalidade desse universo. O autor propõe considerar a estrutura ternária tonto/inteligente/louco como um continuum que permite visualizar graus de adequação individual e coletiva à norma. Neste texto, sintetizarei a múltipla descrição de Lotman a ela acrescentando meus comentários e alguns exemplos, em especial da figura do tonto e do louco em diferentes espaços representativos. Estou particularmente interessada em defender a possibilidade de encontrar certas mudanças de paradigma por meio da leitura de textos da cultura contemporânea, ou melhor, certas manifestações complexas da loucura e da estupidez, cuja tradução se torna difícil para mim, sem que seja frequentemente o resultado de um juízo de valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pampa Arán, Universidad Nacional de Córdoba

Docente e investigadora en la Universidad Nacional de Córdoba, Centro de Estudios Avanzados, FCS. Profesora emérita. Se especializa en Teoria literaria desde una perspectiva sociocultural, con orientación semiótica.

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Arán, P. (2019). O tonto e o louco. Notas sobre a cena cultural contemporânea. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(4), Port. 141–156 / Eng. 137. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/38246

Edição

Seção

Artigos