Outros Quixotes – notas sobre o discurso em Cervantes e Borges

Autores

Palavras-chave:

Heterodiscurso, Dialogismo, Miguel de Cervantes, Jorge Luis Borges

Resumo

O presente artigo parte de várias considerações de Bakhtin a respeito do discurso romanesco (especialmente aquelas presentes nos textos Epos e romance e em O discurso no romance) a fim de compreender alguns aspectos discursivos do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Procede-se, então, a uma comparação com o discurso de outra obra que reproduz parcialmente o Dom Quixote: o conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. Por fim, discute-se brevemente o problema da quase ausência do Dom Quixote nas discussões de Bakhtin sobre o romance, apresentando-se a hipótese de Walter Reed de que, tal como no conto de Borges, a própria teoria bakhtiniana também reproduz parcialmente o peculiar pensamento do Quixote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Newton de Castro Pontes, Universidade Regional do Cariri

Professor adjunto de Teoria da Literatura na Universidade Regional do Cariri - URCA, Departamento de Línguas e Literaturas; doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Professor associado de Literatura Brasileira na Universidade Regional do Cariri - URCA, Departamento de Línguas e Literaturas; doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Pontes, N. de C., & Martins, E. S. (2019). Outros Quixotes – notas sobre o discurso em Cervantes e Borges. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 107–126 / Eng. 110. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/39657

Edição

Seção

Artigos