Avaliação social como recurso persuasivo em discursos políticos: Clinton vs. Trump

Autores

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Avaliação social, Análise Crítica do Discurso, Avaliatividade, Pragmática

Resumo

Mudanças políticas têm intensificado os debates sobre como certos discursos estabelecem agendas e influenciam eleitores. Nesse escopo, a Análise Crítica do Discurso e a Linguística Sistêmico-Funcional, juntamente com o arcabouço teórico-metodológico da Avaliatividade, demonstraram ser bem-sucedidas na investigação da ideologia em textos, bem como na abordagem de tópicos como a polarização política. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação social da Teoria da Avaliatividade como um dispositivo ideológico e persuasivo nos discursos de nomeação de Clinton e Trump, em 2016. Os resultados enfatizam usos de estratégias retóricas que podem levar os eleitores à preferência de certos conjuntos de valores e crenças. A análise revelou que, naqueles discursos, os candidatos usaram estratégias diferentes para persuadir os eleitores, construindo abordagens discursivas ideológicas negativas (Trump) e positivas (Clinton), aplicando a avaliação social como estratégia retórica central.

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Biografia do Autor

Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, UFMS

lisses Oliveira é Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa “Discurso, subjetividade e ensino de línguas”, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas com interface com o projeto de pesquisa que coordena ("Persuasão e ideologia na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional e literaturas em língua galego-portuguesa, portuguesa e inglesa"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de desenvolver a disciplina de Inglês na Escola de Negócios e Hospitalidade. A Universidade Anhembi Morumbi é membro da Laureate International Universities e tem como um de seus objetivos principais a internacionalização. Ficou decidido, à época, que a implementação do curso de Inglês seria na modalidade híbrida blended learning. Durante esse período, Ulisses lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com pesquisas na interface entre literatura e linguística e enfoque na análise da transitividade, persuasão e ideologia; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos diacrônicos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Publicado

2020-09-21

Como Citar

de Oliveira, U. T. V. (2020). Avaliação social como recurso persuasivo em discursos políticos: Clinton vs. Trump. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 204–235 / Eng. 210. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/45726

Edição

Seção

Artigos