Bakhtin e Lunatcharski: um diálogo

Autores

Palavras-chave:

Mikhail Bakhtin, Anatoli Lunatchárski, Problemas da poética de Dostoievski, Marxismo, Formalismo Russo

Resumo

Partindo da resenha crítica de Lunatcharski ao livro Problemas da obra de Dostoievski, publicada em 1929, e da resposta de Bakhtin, em 1963, na segunda versão do seu livro, intitulada Problemas da poética de Dostoievski, este ensaio estabelece um confronto entre os dois críticos. Coerente como o conceito de dialogismo de Bakhtin, que extrapola o diálogo concreto, o texto demonstra as relações dialógicas entre ambos os pensadores e as ideologias estéticas em circulação na União Soviética, bem como as convergências e divergências teóricas entre eles. Por fim, observa a influência da posição de cada um deles na sociedade soviética em seus respectivos textos. Como Comissário do Povo para a Educação e Cultura, Lunatcharski representa o pensamento oficial do Partido (embora jamais tenha sido tão dogmático quanto a doutrina oficial a ser imposta); Bakhtin, em sua relativa marginalidade, anterior a sua consagração, produz seus textos a partir de uma posição discretamente destoante do discurso oficial do governo soviético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Vianney Cavalcanti Nuto, Universidade de Brasília

É graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2004), com tese sobre as relações entre Literatura e História em obras de José Saramago e João Ubaldo Ribeiro. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, sobre aspectos do estilo grotesco na obra de Osman Lins. É professor Associado 3 de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília (UnB), atuando no Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade. Atualmente dedica-se ao estudo da obra de Mikhail Bakhtin e suas repercussões na atualidade, e também sobre a obra de Osman Lins, temas que têm orientado seus cursos de graduação e pós-graduação, apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e publicações. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, orientando pesquisas com base teóricas relacionadas com as concepções de Bakhtin e pensadores afins. Também se dedica a estudos sobre a obra de Osman Lins, como membro do Grupo de Estudos Osmanianos, liderado pela professora Elizabeth Hazin. Atuou como parecerista em diversos periódicos acadêmicos como a revista Bakhtiniana (PUC-SP). Tem publicado e orientado trabalhos acadêmicos sobre Mikhail Bakhtin, Osman Lins, teoria do romance, teoria da narrativa, grotesco, carnavalização, riso, autoria.

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Nuto, J. V. C. (2021). Bakhtin e Lunatcharski: um diálogo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(2), Port. 53–69 / Eng. 59. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47929

Edição

Seção

Artigos