Bakhtin e Lunatcharski: um diálogo

Autores/as

Palabras clave:

Mikhail Bakhtin, Anatoli Lunatchárski, Problemas da poética de Dostoievski, Marxismo, Formalismo Russo

Resumen

Partindo da resenha crítica de Lunatcharski ao livro Problemas da obra de Dostoievski, publicada em 1929, e da resposta de Bakhtin, em 1963, na segunda versão do seu livro, intitulada Problemas da poética de Dostoievski, este ensaio estabelece um confronto entre os dois críticos. Coerente como o conceito de dialogismo de Bakhtin, que extrapola o diálogo concreto, o texto demonstra as relações dialógicas entre ambos os pensadores e as ideologias estéticas em circulação na União Soviética, bem como as convergências e divergências teóricas entre eles. Por fim, observa a influência da posição de cada um deles na sociedade soviética em seus respectivos textos. Como Comissário do Povo para a Educação e Cultura, Lunatcharski representa o pensamento oficial do Partido (embora jamais tenha sido tão dogmático quanto a doutrina oficial a ser imposta); Bakhtin, em sua relativa marginalidade, anterior a sua consagração, produz seus textos a partir de uma posição discretamente destoante do discurso oficial do governo soviético.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Vianney Cavalcanti Nuto, Universidade de Brasília

É graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2004), com tese sobre as relações entre Literatura e História em obras de José Saramago e João Ubaldo Ribeiro. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, sobre aspectos do estilo grotesco na obra de Osman Lins. É professor Associado 3 de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília (UnB), atuando no Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade. Atualmente dedica-se ao estudo da obra de Mikhail Bakhtin e suas repercussões na atualidade, e também sobre a obra de Osman Lins, temas que têm orientado seus cursos de graduação e pós-graduação, apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e publicações. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, orientando pesquisas com base teóricas relacionadas com as concepções de Bakhtin e pensadores afins. Também se dedica a estudos sobre a obra de Osman Lins, como membro do Grupo de Estudos Osmanianos, liderado pela professora Elizabeth Hazin. Atuou como parecerista em diversos periódicos acadêmicos como a revista Bakhtiniana (PUC-SP). Tem publicado e orientado trabalhos acadêmicos sobre Mikhail Bakhtin, Osman Lins, teoria do romance, teoria da narrativa, grotesco, carnavalização, riso, autoria.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Nuto, J. V. C. (2021). Bakhtin e Lunatcharski: um diálogo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(2), Port. 53–69 / Eng. 59. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47929

Número

Sección

Artigos