As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante

Autores

Palavras-chave:

Discurso envolvente, Relações dialógicas, Ética discursiva, Compreensão responsiva ativa, Mulher amante

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre as relações dialógicas do discurso e a compreensão responsiva ativa do chamado Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam para um discurso que resgata a noção de mulher amante subserviente, dependente, culpada e destruidora de lares. Apesar dessas conotações, a entrevistada demonstra um relevante grau de responsividade ativa ao renomear e, consequentemente, ressignificar a sua condição amorosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora de graduação e pós-graduação na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC).

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Moreira Júnior, R. dos S., & Souto Maior, R. de C. (2020). As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 122–148 / Eng. 121. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/49383

Edição

Seção

Artigos