As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante

Autores/as

Palabras clave:

Discurso envolvente, Relações dialógicas, Ética discursiva, Compreensão responsiva ativa, Mulher amante

Resumen

Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre as relações dialógicas do discurso e a compreensão responsiva ativa do chamado Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam para um discurso que resgata a noção de mulher amante subserviente, dependente, culpada e destruidora de lares. Apesar dessas conotações, a entrevistada demonstra um relevante grau de responsividade ativa ao renomear e, consequentemente, ressignificar a sua condição amorosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora de graduação e pós-graduação na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC).

Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Moreira Júnior, R. dos S., & Souto Maior, R. de C. (2020). As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 122–148 / Eng. 121. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/49383

Número

Sección

Artigos