Narrativas de uma professora de bebês: a busca por réplicas das infâncias em tempos pandêmicos

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Bebês, Narrativas pedagógicas, Réplica, Pandemia de covid-19

Resumo

O presente artigo objetiva revelar como as réplicas dos outros compõem e ampliam as narrativas de uma professora de bebês e, ainda, como essas réplicas apareceram nessas narrativas no contexto de atendimento não presencial e assíncrono devido à pandemia de covid-19. A metodologia narrativa de pesquisa em educação, em diálogo com os aportes da filosofia bakhtiniana, foi a utilizada para interpretar as réplicas materializadas nas narrativas e a maneira como a professora reorganizava seu trabalho a partir delas. Revelou-se que, enquanto as narrativas eram referentes ao trabalho presencial, as réplicas dos bebês apareciam a partir do acabamento provisório que a professora produzia do vivido com eles; já, nas narrativas que tratavam do trabalho não presencial, as réplicas eram os acabamentos produzidos pelas famílias, a partir do vivido na relação com os bebês. Em ambas as situações, a professora buscou reorganizar o trabalho na relação com as réplicas de seus outros.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Simas, V. F., & Prado, G. do V. T. (2021). Narrativas de uma professora de bebês: a busca por réplicas das infâncias em tempos pandêmicos . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(4), Port. 53–71 / En. 54. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/51660

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Seção

Artigos