Polifonia e “realismo no sentido superior”: o epílogo de Crime e castigo

Autores

  • Priscila Nascimento Marques Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Palavras-chave:

Fiódor M. Dostoiévski, Mikhail Bakhtin, Crime e castigo, Literatura russa, Polifonia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do epílogo de Crime e castigo que leve em conta a elaboração bakhtiniana acerca do romance dostoievskiano, bem como outras vertentes críticas, mais ou menos congruentes com essa elaboração. Considerando o conceito de romance polifônico e as ressalvas de Bakhtin sobre sua aplicabilidade aos desfechos dos romances de Dostoiévski, buscaremos verificar a força desse conceito nesse epílogo em particular, por meio de um diálogo com diferentes posições críticas.

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Biografia do Autor

Priscila Nascimento Marques, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Departamento de Letras Orientais. Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa.

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Publicado

2011-11-18

Como Citar

Marques, P. N. (2011). Polifonia e “realismo no sentido superior”: o epílogo de Crime e castigo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (6), 143–158. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5512

Edição

Seção

Artigos