Polifonia e “realismo no sentido superior”: o epílogo de Crime e castigo

Autores/as

  • Priscila Nascimento Marques Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Palabras clave:

Fiódor M. Dostoiévski, Mikhail Bakhtin, Crime e castigo, Literatura russa, Polifonia

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do epílogo de Crime e castigo que leve em conta a elaboração bakhtiniana acerca do romance dostoievskiano, bem como outras vertentes críticas, mais ou menos congruentes com essa elaboração. Considerando o conceito de romance polifônico e as ressalvas de Bakhtin sobre sua aplicabilidade aos desfechos dos romances de Dostoiévski, buscaremos verificar a força desse conceito nesse epílogo em particular, por meio de um diálogo com diferentes posições críticas.

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Biografía del autor/a

Priscila Nascimento Marques, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Departamento de Letras Orientais. Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa.

Publicado

2011-11-18

Cómo citar

Marques, P. N. (2011). Polifonia e “realismo no sentido superior”: o epílogo de Crime e castigo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (6), 143–158. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5512

Número

Sección

Artigos