A Amazônia judaica de Moacyr Scliar: a palavra alheia como afirmação da não-coincidência do outro em si

Autores

Palavras-chave:

Expressão amazônica, Expressão judaica, O outro no regionalismo brasileiro

Resumo

A partir de dois romances de Moacyr Scliar, Cenas da vida minúscula e A Majestade do Xingu, podemos propor um percurso de risco e reconhecimento da palavra alheia em permanente trânsito, para uma suposta afirmação do imaginário judaico tendo a região amazônica como cenário do percurso de enredos altamente inventivos do autor gaúcho. Em ambos os romances, há vozes orquestradoras e poderosas capazes de produzir linhas sinuosas de escavações dialógicas e que se remetem a produzir várias possibilidades de afirmação da voz do outro assimilada, por meio da evocação da própria força projetiva do processo de devoração do veio literário proposto. A compreensão da assimilação da palavra alheia torna-se instrumento essencial para entrar em contato com a complexidade de formação e fundação de tantas etnias que se cruzaram em terras brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Acre - Campus Floresta

Professor Associado da Universidade Federal do Acre. Atuo no Campus Floresta, onde ministro Teoria da Literatura entre outras.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

CARVALHO, J. C. Márcio Souza e o judaísmo: a questão das nomenclaturas étnicas na literatura brasileira. Memorial e outros textos. Rio de Janeiro: Cultura em Movimento, 2022. p.222-244.

FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p.37-60.

LEMOS, C. T. G. A função e o destino da palavra alheia. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994. p.37-43.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SCLIAR, M. A Majestade do Xingu. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SCLIAR, M. Cenas da vida minúscula. 3.ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.

SCLIAR, M., SOUZA, M. Entre Moisés e Macunaíma: os judeus que descobriram o Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

SOBRAL, A. Filosofias (e filosofia) em Bakhtin. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p.123-150.

VALLEJO, A.; MAGALHÃES, L. C. Lacan: operadores de leitura. São Paulo: Perspectiva, 1981.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Carvalho, J. C. de . (2023). A Amazônia judaica de Moacyr Scliar: a palavra alheia como afirmação da não-coincidência do outro em si . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(2), Port. 226–247 / Eng. 227. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/59270

Edição

Seção

Artigos