O corpo da dança como arena de valores e o cronotopo do teatro – exercício de análise

Autores

Palavras-chave:

Cronotopo, Gênero discursivo, Valores, Coreografia, Teatro

Resumo

Exercício de análise do discurso da dança de espetáculo através do conceito bakhtiniano de cronotopo. A partir do gênero do balé clássico, estabelece-se o teatro como cronotopo constitutivo que concretiza espaço-temporalmente seus valores sócio-estéticos. A análise de transgressões cronotópicas permite identificar o surgimento do balé moderno com base em duas coreografias do artista russo Vaslav Nijinski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Amorim, Université Paris VIII

Doutora em Ciências Humanas e Educação, professora aposentada da Universidade de Paris VIII.

Referências

AMORIM, M. O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 15, n. 2, p.64-96, abril/jun. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457342617. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617 . Acesso em: 09 jan. 2023.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II. As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2002. p.13-70.

BAKHTIN, M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p.71-107.

BEZERRA, P. Posfácio. No limiar de várias ciências. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p.151-172.

BRAIT, B; GONÇALVES, J. (org.). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.

GRILLO, S. V. C. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa, Universidade de São Paulo, v. 14, n. 2, p.235-246, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/%20view/59912 Acesso em: 09 jan. 2023.

HOLQUIST, M. A fuga do cronotopo. Tradução de Ivan Marcos Ribeiro e Luciana Moura Colucci de Camargo, In: BEMONG, N., BORGHART, P.; DOBBELEER, M. de; DEMOEN, K.; TEMMERMAN, K. de; KEUNEN, B. (org.). Bakhtin e o cronotopo. Reflexões aplicações perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p.34-51.

MACHADO, I. Corpo grotesco bem temperado: ressonâncias em ritmo de Bach, In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. (org.). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021. p.121-146.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Amorim, M. (2023). O corpo da dança como arena de valores e o cronotopo do teatro – exercício de análise . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(2), Port. 39–66 / Eng 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/59553

Edição

Seção

Artigos