O corpo da dança como arena de valores e o cronotopo do teatro – exercício de análise

Auteurs-es

Mots-clés :

Cronotopo, Gênero discursivo, Valores, Coreografia, Teatro

Résumé

Exercício de análise do discurso da dança de espetáculo através do conceito bakhtiniano de cronotopo. A partir do gênero do balé clássico, estabelece-se o teatro como cronotopo constitutivo que concretiza espaço-temporalmente seus valores sócio-estéticos. A análise de transgressões cronotópicas permite identificar o surgimento do balé moderno com base em duas coreografias do artista russo Vaslav Nijinski.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marília Amorim, Université Paris VIII

Doutora em Ciências Humanas e Educação, professora aposentada da Universidade de Paris VIII.

Références

AMORIM, M. O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 15, n. 2, p.64-96, abril/jun. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457342617. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617 . Acesso em: 09 jan. 2023.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II. As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2002. p.13-70.

BAKHTIN, M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p.71-107.

BEZERRA, P. Posfácio. No limiar de várias ciências. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p.151-172.

BRAIT, B; GONÇALVES, J. (org.). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.

GRILLO, S. V. C. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa, Universidade de São Paulo, v. 14, n. 2, p.235-246, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/%20view/59912 Acesso em: 09 jan. 2023.

HOLQUIST, M. A fuga do cronotopo. Tradução de Ivan Marcos Ribeiro e Luciana Moura Colucci de Camargo, In: BEMONG, N., BORGHART, P.; DOBBELEER, M. de; DEMOEN, K.; TEMMERMAN, K. de; KEUNEN, B. (org.). Bakhtin e o cronotopo. Reflexões aplicações perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p.34-51.

MACHADO, I. Corpo grotesco bem temperado: ressonâncias em ritmo de Bach, In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. (org.). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021. p.121-146.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

Publié-e

2023-06-20

Comment citer

Amorim, M. (2023). O corpo da dança como arena de valores e o cronotopo do teatro – exercício de análise . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(2), Port. 39–66 / Eng 37. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/59553

Numéro

Rubrique

Artigos