O que (não) é Educação Estética?
Palavras-chave:
Estética, Educação, Bakhtin, RancièreResumo
O artigo, de caráter ensaístico-bibliográfico, busca refletir sobre os usos e sentidos do termo Educação Estética, abordando, primeiramente, o conceito de estética a partir dos ensaios O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária, de Mikhail Bakhtin e Mal-estar na estética, de Jacques Rancière, para, então, mobilizar, desde uma perspectiva latino-americana, suas relações com o campo da educação. O texto se constitui enquanto exercício teórico-metodológico para se pensar os rumos do que se concebe hoje por Educação Estética sob ângulos e prismas ainda pouco investigados na literatura vigente sobre o tema.
Downloads
Referências
ALBÁN ACHINTE, Adolfo. Artistas indígenas y afrocolombianos: entre las memorias y las cosmovisiones. Estéticas de la re-existencia. In: PALERMO, Z.; MELLADO, J.; ALBÁN ACHINTE, A. Arte y estética em la encrucijada descolonial. Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 53 -73.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924). In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Bernardini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Nazário e Homero Freitas de Andrade. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. p. 13-70.
BRAIT, Beth. Importância e necessidade da obra O método formal nos estudos literários: Introdução a uma poética sociológica. In: MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora Contexto, 2012. p. 11-18.
COPATTI, Carina. Educação estética na escola indígena kaigang: propostas para o ensino de geografia. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
PINEAU, Pablo. Historiografía educativa sobre estéticas y sensibilidades en América Latina: un balance (que se sabe) incompleto. Revista Brasileira de História da Educação, v. 18, e023, 2018.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMARÃES, César; LEAL, Bruno Souza Leal; MENDONÇA, Carlos Camargos (ed.). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
MORAES, Ana Cristina. Educação estética e (auto)formação: singularidades no tornar-se docente. Revista Digital do LAV, v. 11, n. 2, p. 20-39, 2018. DOI: 10.5902/1983734830973. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/30973. Acesso em: 8 set. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. Mal-estar na estética. Tradução de Gustavo Chataignier e Pedro Hussak. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora 34/Editora PUC-Rio, 2023.
SANTOS, Deribaldo. Educação Estética. Revista GESTO-Debate, v. 2, n. 1-17, 2018, recuperado em 19 set. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17077. Acesso em: 08 set. 2023.
SILVA, Luiz Maurício Azevedo da. Uma invisibilidade performática: pedagogia estética e materialismo literário em bell hooks. Nau Literária, v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.22456/1981-4526.126956. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/126956. Acesso em: 8 set. 2023.
TREZZI, Clóvis. Schiller e Freire: um olhar sobre a educação estética. Revista Eletrônica de Ciências da Educação (RECE), v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/878. Acesso: 08 set 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.