O que (não) é Educação Estética?

Autores/as

  • Jean Carlos Gonçalves UFPR

Palabras clave:

Estética, Educação, Bakhtin, Rancière

Resumen

O artigo, de caráter ensaístico-bibliográfico, busca refletir sobre os usos e sentidos do termo Educação Estética, abordando, primeiramente, o conceito de estética a partir dos ensaios O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária, de Mikhail Bakhtin e Mal-estar na estética, de Jacques Rancière, para, então, mobilizar, desde uma perspectiva latino-americana, suas relações com o campo da educação. O texto se constitui enquanto exercício teórico-metodológico para se pensar os rumos do que se concebe hoje por Educação Estética sob ângulos e prismas ainda pouco investigados na literatura vigente sobre o tema.

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Biografía del autor/a

Jean Carlos Gonçalves, UFPR

Professor associado da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Curitiba - PR / Brasil), onde atua na área de Linguagem, Corpo e Educação. É Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Linha de Pesquisa LiCorEs: Linguagem, Corpo e Estética na Educação). É, também, professor credenciado permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL/FURG - Linha de Pesquisa Língua(gem), Discurso e Ensino). Líder do Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e da Diálogos - rede internacional de pesquisa

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Gonçalves, J. C. (2024). O que (não) é Educação Estética?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/63561

Número

Sección

Artigos