Contribuições da Semiótica da Cultura como abordagem de leitura de O Reino encantado dos pôneis 4D
Palavras-chave:
Realidade aumentada, Livro 4D, Semiosfera, Lotman, Literatura InfantilResumo
Recentemente os livros infantis têm usado o recurso da realidade aumentada, sendo chamados de livros 4D. A realidade aumentada permite ao usuário ver o mundo enquanto interage em tempo real com imagens produzidas digitalmente, resultando em interatividade. O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma breve reflexão acerca do livro ilustrado O reino encantado dos pôneis 4D sob a abordagem da semiótica da cultura, partindo das noções de semioses e semiosfera. A semiosfera, traçada por Lotman (1990) em analogia à biosfera, pode auxiliar na compreensão da topologia dos mundos reais e virtuais, referidos como a subsemiosfera real e a subsemiosfera virtual contidas em uma semiosfera mais ampla da cultura brasileira. Em livros com realidade aumentada/livros 4D, os elementos da subsemiosfera virtual são alocados na subsemiosfera real, transpassando suas fronteiras.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Editora do Unochapecó, 2009.
AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. O conceito de fronteira na semiótica de Iúri Lotman. Bakhtiniana. Revista Estudos do Discurso 12 (1), Jan-April. 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/2176-457326361. Available at: https://www.scielo.br/j/bak/a/bjLH7zFRPJQwxJgJhjJCzPB/ . Accessed on 5 Mar. 2024.
BAKHTIN, M. Mikhail. Speech Genres and Other Late Essays. Trans. Vern W. McGee. Edited by Caryl Emerson and Michael Holquist Austin, Tx: University of Texas Press, 1986. pp. 60-102.
BAKHTIN, Mikhail M. O problema e sua definição. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução e posfácio de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Ed. 34, 2016. p. 11-22.
BECKER, Cecilia Doris. História da literatura brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetizaçao: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 35-41.
BILAC, Olavo; NETTO, Coelho. Contos pátrios. Com ilustrações de Vasco Lima. 27 ed. Francisco Alves, RJ, 1931.
BILAC, Olavo; BOMFIM, Manoel. Através do Brasil. Com Prefácio de Cláudio Murilo Leal. [s.l.: s.n.], 1910.
BILLINGHURST, Mark, KATO, Hirokazu; POUPYREV, Ivan. Tangible Augmented Reality. ACM SIGGRAPH Asia 7 (2): 1–10. 2008. Doi:10.1145/1508044.1508051. Available at: https://dl.acm.org/citation.cfm?doid=1508044.1508051. Accessed on 5 Mar. 2024.
BILLINGHURST, Mark; DUENSER, Andreas. Augmented Reality in the Classroom. Computer, vol. 45, no. 7, pp. 56-63, 2012. Doi: 10.1109/MC.2012.111. Available at: https://ieeexplore.ieee.org/document/6171143 . Accessed on 5 Mar. 2024.
BILLINGHURST, Mark. Augmented Reality in Education. New Horizons for Learning, 2002. Available at: http://solomonalexis.com/downloads/ar_edu.pdf, Accessed on 3 Mar. 2024.
BRASIL, Assis. Yakima, o menino onça. 7. ed. [s.l]. Saraiva, 2019.
BURSALI, Hamiyet; YILMAZ, Rabia Meryem. Effect of Augmented Reality Applications on Secondary School Students’ Reading Comprehension and Learning Permanency. Comput. Hum. Behav. 95, pp. 126-135, 2019. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563219300445?via%3Dihub. Accessed on 3 Mar. 2024.
CARMIGNIANI, Julie, FURHT, Borko. Augmented Reality: An Overview. In: Handbook of Augmented Reality, edited by BorkoFuhrt. London: Springer, pp. 3-122, 2011.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2023.
DUENSER, Andreas. Supporting Low-Ability Readers with Interactive Augmented Reality. Ann. Rev. Cyber Therapy and Telemedicine: Changing the Face of Healthcare, Interactive Media Institute, pp. 39–46, 2008. Available at: https://vrphobia.com/Research/Publications/ARCTT2008.pdf. Accessed on 5 Mar. 2024.
ECO, Umberto. Introduction. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translation by Ann Shukman, with Introduction by Umberto Eco. London: I. B. Tauris co Ltd., 1990. pp. vii-xiii.
GASPERI, Luziane F. de. A transformação de Hanna. Blumenau: Vale das Letras; 2017.
GASPERI, Luziane F de. Cantar e brincar: o Reino dos pôneis. Com seis livros, óculos 3D, um CD com histórias narradas e cantigas de roda, um CD interativo com conteúdo para DVD e computador e um quebra-cabeça, Blumenau: Vale das Letras, 2012.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
ISHII, Hiroshi; ULMER, Brygg. Tangible Bits: Towards Seamless Interfaces between People, Bits and Atoms. Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Association for Computing Machinery, pp. 234–241, 1997. DOI:https://doi.org/10.1145/258549.258715. Available at: https://dl.acm.org/doi/10.1145/258549.258715. Accessed on 5 Mar. 2024.
IVANOV, Vjacheslav; V.; LOTMAN, Iuri. M.; PIATIGORSKI, Aleksandr M.; TOPOROV, Vladimir N.; USPIÊNSKI, Boris A. Teses para uma análise semiótica da cultura (Uma Aplicação aos Textos Eslavos). In: MACHADO, Irene (Org.) Escola de Semiótica: A experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003. p. 99-132.
KAWASHIMA, Takashi; IMAMOTO, Kenji; KATO, Hirokazu; TACHIBANA, Keihachiro; BILLINGHURST, Mark. “Magic Paddle: A Tangible Augmented Reality Interface for Object Manipulation.” Proc. on ISRMR 2001, pp. 194-195, 2001. Available at: https://www.researchgate.net/publication/228731310_Magic_paddle_A_tangible_augmented_reality_interface_for_object_manipulation. Accessed on 3 Mar. 2024.
KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.
KHÉDE, Sonia Salomão. As polêmicas sobre o gênero. In: KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 9-18.
LOTMAN, Iuri M.; USPIÊNSKI, Boris A. Postscriptum às teses coletivas sobre a semiótica da cultura. In: MACHADO, Irene (org.) Escola de Semiótica: A experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003. p. 133-37.
LOTMAN, Yuri. Dialogue Mechanisms. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 143–150.
LOTMAN, Yuri. Introdução. In: LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Translated from the French Version by Alberto Carneiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1978. p. 9-23.
LOTMAN, Yuri. A estrutura do texto artístico. Trad. Maria do Carmo Vieira Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Estampa Editorial, 1978.
LOTMAN, Yuri. Semiotic Space. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 123–130.
LOTMAN, Yuri. The Notion of Boundary. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 131–142.
LOTMAN, Yuri. The Semiosphere and the Problem of Plot. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 151–170.
LOTMAN, Yuri. Three Functions of the Text. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. London: I. B. Tauris co Ltd., 1990. pp. 11-19.
LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990.
MACHADO, Irene (org.) Escola de Semiótica: a experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003.
MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. IE- ICE Transactions on Information Systems, 77 (12), 1994. Available at: http://web.cs.wpi.edu/~gogo/courses/cs525H_2010f/papers/Milgram_IEICE_1994.pdf. Accessed on 3 Mar. 2024.
MORAES, Antonieta Dias de. Contos e lendas de índios do Brasil. [s.l.] Editora Nacional, 1979.
NOTH, Winfred. The Topography of Yuri Lotman’s Semiosphere. International Journal of Cultural Studies. Vol. 18(1) pp. 11–26, 2015. Available at: https://www.researchgate.net/publication/275485670_The_topography_of_Yuri_Lotman’s_semiosphere. Accessed on 3 Mar. 2024.
RICHTER Stevan; GASPERI, Luziane F. de; FERREIRA, Jean Carlos. O reino encantado dos Pôneis 4D. With graphic design by Stevan Richter; 4D/RA project by Adenio Fuchs; illustration by Jean Carlos Ferreira. Blumenau: Ed. Vale das Letras, 2018.
TODOROV, Tzvetan. The Fantastic: A Structural Approach to a Literary Genre. Translation from French by Richard Howard with Foreword by Robert Scholes. Cleveland/ London: The Press of Case Western Reserve University, 1973.
VIEIRA, Isabel. O último curumim. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Moderna, 2003.
YUEN, Steve Chi-Yin; YAOYUNEYONG, Gallayanee; JOHNSON, Erik. Augmented Reality: An Overview and Five Directions for AR in Education. Journal of Educational Technology Development and Exchange, 4(1), pp. 119-140, 2011. Available at: https://aquila.usm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1022&context=jetde . Accessed on 3 Mar. 2024.
ZILBERMAN, Regina. O lugar do leitor na produção e recepção da literatura infantil. In: KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 19-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.