Contribuições da Semiótica da Cultura como abordagem de leitura de O Reino encantado dos pôneis 4D

Autores

  • Sandra Mina Takakura UEPA

Palavras-chave:

Realidade aumentada, Livro 4D, Semiosfera, Lotman, Literatura Infantil

Resumo

Recentemente os livros infantis têm usado o recurso da realidade aumentada, sendo chamados de livros 4D. A realidade aumentada permite ao usuário ver o mundo enquanto interage em tempo real com imagens produzidas digitalmente, resultando em interatividade. O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma breve reflexão acerca do livro ilustrado O reino encantado dos pôneis 4D sob a abordagem da semiótica da cultura, partindo das noções de semioses e semiosfera. A semiosfera, traçada por Lotman (1990) em analogia à biosfera, pode auxiliar na compreensão da topologia dos mundos reais e virtuais, referidos como a subsemiosfera real e a subsemiosfera virtual contidas em uma semiosfera mais ampla da cultura brasileira. Em livros com realidade aumentada/livros 4D, os elementos da subsemiosfera virtual são alocados na subsemiosfera real, transpassando suas fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Editora do Unochapecó, 2009.

AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. O conceito de fronteira na semiótica de Iúri Lotman. Bakhtiniana. Revista Estudos do Discurso 12 (1), Jan-April. 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/2176-457326361. Available at: https://www.scielo.br/j/bak/a/bjLH7zFRPJQwxJgJhjJCzPB/ . Accessed on 5 Mar. 2024.

BAKHTIN, M. Mikhail. Speech Genres and Other Late Essays. Trans. Vern W. McGee. Edited by Caryl Emerson and Michael Holquist Austin, Tx: University of Texas Press, 1986. pp. 60-102.

BAKHTIN, Mikhail M. O problema e sua definição. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução e posfácio de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Ed. 34, 2016. p. 11-22.

BECKER, Cecilia Doris. História da literatura brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetizaçao: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 35-41.

BILAC, Olavo; NETTO, Coelho. Contos pátrios. Com ilustrações de Vasco Lima. 27 ed. Francisco Alves, RJ, 1931.

BILAC, Olavo; BOMFIM, Manoel. Através do Brasil. Com Prefácio de Cláudio Murilo Leal. [s.l.: s.n.], 1910.

BILLINGHURST, Mark, KATO, Hirokazu; POUPYREV, Ivan. Tangible Augmented Reality. ACM SIGGRAPH Asia 7 (2): 1–10. 2008. Doi:10.1145/1508044.1508051. Available at: https://dl.acm.org/citation.cfm?doid=1508044.1508051. Accessed on 5 Mar. 2024.

BILLINGHURST, Mark; DUENSER, Andreas. Augmented Reality in the Classroom. Computer, vol. 45, no. 7, pp. 56-63, 2012. Doi: 10.1109/MC.2012.111. Available at: https://ieeexplore.ieee.org/document/6171143 . Accessed on 5 Mar. 2024.

BILLINGHURST, Mark. Augmented Reality in Education. New Horizons for Learning, 2002. Available at: http://solomonalexis.com/downloads/ar_edu.pdf, Accessed on 3 Mar. 2024.

BRASIL, Assis. Yakima, o menino onça. 7. ed. [s.l]. Saraiva, 2019.

BURSALI, Hamiyet; YILMAZ, Rabia Meryem. Effect of Augmented Reality Applications on Secondary School Students’ Reading Comprehension and Learning Permanency. Comput. Hum. Behav. 95, pp. 126-135, 2019. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563219300445?via%3Dihub. Accessed on 3 Mar. 2024.

CARMIGNIANI, Julie, FURHT, Borko. Augmented Reality: An Overview. In: Handbook of Augmented Reality, edited by BorkoFuhrt. London: Springer, pp. 3-122, 2011.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2023.

DUENSER, Andreas. Supporting Low-Ability Readers with Interactive Augmented Reality. Ann. Rev. Cyber Therapy and Telemedicine: Changing the Face of Healthcare, Interactive Media Institute, pp. 39–46, 2008. Available at: https://vrphobia.com/Research/Publications/ARCTT2008.pdf. Accessed on 5 Mar. 2024.

ECO, Umberto. Introduction. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translation by Ann Shukman, with Introduction by Umberto Eco. London: I. B. Tauris co Ltd., 1990. pp. vii-xiii.

GASPERI, Luziane F. de. A transformação de Hanna. Blumenau: Vale das Letras; 2017.

GASPERI, Luziane F de. Cantar e brincar: o Reino dos pôneis. Com seis livros, óculos 3D, um CD com histórias narradas e cantigas de roda, um CD interativo com conteúdo para DVD e computador e um quebra-cabeça, Blumenau: Vale das Letras, 2012.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosacnaify, 2010.

ISHII, Hiroshi; ULMER, Brygg. Tangible Bits: Towards Seamless Interfaces between People, Bits and Atoms. Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Association for Computing Machinery, pp. 234–241, 1997. DOI:https://doi.org/10.1145/258549.258715. Available at: https://dl.acm.org/doi/10.1145/258549.258715. Accessed on 5 Mar. 2024.

IVANOV, Vjacheslav; V.; LOTMAN, Iuri. M.; PIATIGORSKI, Aleksandr M.; TOPOROV, Vladimir N.; USPIÊNSKI, Boris A. Teses para uma análise semiótica da cultura (Uma Aplicação aos Textos Eslavos). In: MACHADO, Irene (Org.) Escola de Semiótica: A experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003. p. 99-132.

KAWASHIMA, Takashi; IMAMOTO, Kenji; KATO, Hirokazu; TACHIBANA, Keihachiro; BILLINGHURST, Mark. “Magic Paddle: A Tangible Augmented Reality Interface for Object Manipulation.” Proc. on ISRMR 2001, pp. 194-195, 2001. Available at: https://www.researchgate.net/publication/228731310_Magic_paddle_A_tangible_augmented_reality_interface_for_object_manipulation. Accessed on 3 Mar. 2024.

KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

KHÉDE, Sonia Salomão. As polêmicas sobre o gênero. In: KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 9-18.

LOTMAN, Iuri M.; USPIÊNSKI, Boris A. Postscriptum às teses coletivas sobre a semiótica da cultura. In: MACHADO, Irene (org.) Escola de Semiótica: A experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003. p. 133-37.

LOTMAN, Yuri. Dialogue Mechanisms. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 143–150.

LOTMAN, Yuri. Introdução. In: LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Translated from the French Version by Alberto Carneiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1978. p. 9-23.

LOTMAN, Yuri. A estrutura do texto artístico. Trad. Maria do Carmo Vieira Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Estampa Editorial, 1978.

LOTMAN, Yuri. Semiotic Space. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 123–130.

LOTMAN, Yuri. The Notion of Boundary. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 131–142.

LOTMAN, Yuri. The Semiosphere and the Problem of Plot. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990. pp. 151–170.

LOTMAN, Yuri. Three Functions of the Text. In: LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. London: I. B. Tauris co Ltd., 1990. pp. 11-19.

LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: A Semiotic Theory of Culture. Translated by Ann Shukman, With an introduction by Umberto Eco London: I. B. Tauris Co Ltd., 1990.

MACHADO, Irene (org.) Escola de Semiótica: a experiência de Tártu – Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê editorial, 2003.

MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. IE- ICE Transactions on Information Systems, 77 (12), 1994. Available at: http://web.cs.wpi.edu/~gogo/courses/cs525H_2010f/papers/Milgram_IEICE_1994.pdf. Accessed on 3 Mar. 2024.

MORAES, Antonieta Dias de. Contos e lendas de índios do Brasil. [s.l.] Editora Nacional, 1979.

NOTH, Winfred. The Topography of Yuri Lotman’s Semiosphere. International Journal of Cultural Studies. Vol. 18(1) pp. 11–26, 2015. Available at: https://www.researchgate.net/publication/275485670_The_topography_of_Yuri_Lotman’s_semiosphere. Accessed on 3 Mar. 2024.

RICHTER Stevan; GASPERI, Luziane F. de; FERREIRA, Jean Carlos. O reino encantado dos Pôneis 4D. With graphic design by Stevan Richter; 4D/RA project by Adenio Fuchs; illustration by Jean Carlos Ferreira. Blumenau: Ed. Vale das Letras, 2018.

TODOROV, Tzvetan. The Fantastic: A Structural Approach to a Literary Genre. Translation from French by Richard Howard with Foreword by Robert Scholes. Cleveland/ London: The Press of Case Western Reserve University, 1973.

VIEIRA, Isabel. O último curumim. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Moderna, 2003.

YUEN, Steve Chi-Yin; YAOYUNEYONG, Gallayanee; JOHNSON, Erik. Augmented Reality: An Overview and Five Directions for AR in Education. Journal of Educational Technology Development and Exchange, 4(1), pp. 119-140, 2011. Available at: https://aquila.usm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1022&context=jetde . Accessed on 3 Mar. 2024.

ZILBERMAN, Regina. O lugar do leitor na produção e recepção da literatura infantil. In: KHÉDE, Sonia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 19-32.

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Mina Takakura, S. (2024). Contribuições da Semiótica da Cultura como abordagem de leitura de O Reino encantado dos pôneis 4D . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/63980

Edição

Seção

Artigos