O gênero sinopse como proposta de ação fonoaudiológica voltada para o desenvolvimento de competências em leitura e escrita

Autores

  • Rita Signor Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Queixas de dificuldades de leitura e escrita, Terapia fonoaudiológica, Gênero sinopse

Resumo

Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa na qual objetivamos analisar a contribuição da teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2003) para a prática fonoaudiológica. Para tanto, elaboramos uma proposta terapêutica e a aplicamos em uma situação de atendimento em grupo. O grupo foi composto por cinco sujeitos (adolescentes) com queixas de dificuldades de leitura e escrita. Neste artigo são apresentados excertos da interlocução em um dos gêneros selecionados para o trabalho terapêutico: o gênero sinopse. Os dados foram analisados à luz do dialogismo bakhtiniano. Os resultados levam a crer que os sujeitos conseguiram produzir textos adequados ao gênero em questão. Sugerem, ainda, que as práticas ancoradas em uma perspectiva enunciativo-discursiva foram efetivas, pois, por meio de contextos significativos de uso da língua, os sujeitos se aproximaram da escrita e da leitura e, com isso, desenvolveram competências linguísticas e discursivas necessárias à interação nessas práticas.

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Biografia do Autor

Rita Signor, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga, doutoranda em Linguística pela UFSC, docente voluntária do Departamento de Fonoaudiologia da UFSC.

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Signor, R. (2012). O gênero sinopse como proposta de ação fonoaudiológica voltada para o desenvolvimento de competências em leitura e escrita. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 219–239 / Eng. 215. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8027

Edição

Seção

Artigos