Revisitando questões de gramática e de ensino de um ponto de vista bakhtiniano

Autores

  • Miriam Bauab Puzzo Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Gramática, Pontuação, Estilo, Literatura, Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a questão da gramática e do ensino numa perspectiva discursiva, enfrentando um desafio no ensino da Gramática: escapar da memorização simples de regras que nem sempre correspondem à sua aplicação prática. Tomando como referência reflexões teóricas fundamentadas nas anotações de aula de Bakhtin (2004) e na teoria dialógica do Círculo, procura-se discutir a questão do emprego da pontuação no texto literário. A pontuação, como sinal ideográfico, auxilia a estruturação de períodos, criando efeitos inusitados, muitas vezes na contramão das normas gramaticais, contribuindo assim com o projeto artístico do autor. Para efeito de análise foi selecionada a obra de Clarice Lispector, A hora da estrela (1984). Espera-se, com este trabalho, iluminar aspectos referentes aos sinais de pontuação e aos efeitos estilísticos de seu emprego, possibilitando uma reflexão crítica a respeito do ensino da gramática.

Downloads

Metrics

PDF views
738
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202670
|

Biografia do Autor

Miriam Bauab Puzzo, Universidade de Taubaté

Professora de Língua Portuguesa no departamento de Comunicação Social da UNITAU, vinculada ao Programa de mestrado em Linguísitca Aplicada

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Puzzo, M. B. (2012). Revisitando questões de gramática e de ensino de um ponto de vista bakhtiniano. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 161–177 / Eng. 156. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8818

Edição

Seção

Artigos