A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeira: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano

Autores

  • Carla Janaina Figueredo Universidade Federal de Goiás – UFG

Palavras-chave:

Interação, Dialogismo, Alteridade, Subjetividade, Inglês como língua-cultura estrangeira

Resumo

A proposta central deste trabalho é discutir como a dialogicidade existente nas práticas discursivas desenvolvidas por alunos brasileiros de inglês e seu professor irlandês influenciam na constituição e expressão de suas subjetividades no contexto da sala de aula. Fundamentados em alguns elementos que compõem o princípio dialógico bakhtiniano, percebemos que a presença do outro nas interações com os participantes deste estudo representa o fator determinante na revelação de suas posturas valorativas e, por conseguinte, em suas reconstruções frente aos interlocutores envolvidos, garantindo assim, momentos significativos de apropriação do inglês como língua-cultura estrangeira.

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Biografia do Autor

Carla Janaina Figueredo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Letras e Linguística e Professora Adjunto 2 da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua na graduação em Letras Inglês e no programa de pós-graduação em Letras e Linguística - nível mestrado e doutorado. É também vice-coordenadora do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Faculdade de Letras.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Figueredo, C. J. (2012). A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeira: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 68–87 / Eng. 67. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8846

Edição

Seção

Artigos