Do tipo textual ao gênero de texto. A redação no vestibular

Autores

  • Maria Helena Cruz Pistori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Produção de texto, Vestibular, Argumentação, Bakhtin

Resumo

Os atuais documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação no Brasil têm preconizado o ensino da produção textual por meio do gênero - discursivo ou textual. Seguindo essa linha, o exame vestibular de ingresso a uma das maiores universidades paulistas de 2011 também solicitou dos candidatos a elaboração de três textos, de diferentes gêneros. Com o objetivo de verificar que horizontes teórico-metodológicos fundamentaram a elaboração daquele exame, analisamos os textos do (1) Manual do Candidato, da (2) Prova de redação e da (3) Expectativa da banca. Nosso parâmetro teórico é o conceito de gênero discursivo conforme desenvolvido pelos membros do Círculo de Bakhtin desde 1920. Observamos, então, como essa nova proposta visa avaliar as características que a Universidade espera encontrar em cada um de seus alunos; como utiliza o arsenal teórico nos textos analisados e como garante a avaliação da capacidade argumentativa dos candidatos. Finalmente, sugerimos a possibilidade de trabalho com o gênero “dissertação escolar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Cruz Pistori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado em curso, sob supervisão da prof. Dra. Beth Brait, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Pistori, M. H. C. (2012). Do tipo textual ao gênero de texto. A redação no vestibular. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 142–160 / Eng. 138. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8955

Edição

Seção

Artigos