O conceito de justiça: argumentação e dialogismo

Autores/as

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral UNICSUL
  • Manoel Francisco Guaranha UNICSUL e FATEC

Palabras clave:

Justiça, Argumentação, Retórica, Dialogismo, Ética

Resumen

Este trabalho apresenta uma reflexão procurando situar os conceitos de justiça e de argumentação na abordagem de Perelman em diálogo com as teorias do Círculo de Bakhtin. Para tanto, aborda o conceito de justiça; trata do conceito de argumentação procurando situar o seu campo e destacar como esse conceito respalda o de justiça; destaca o caráter ético e dialógico da argumentação jurídica estabelecendo conexões entre as ideias de Perelman e os princípios dialógicos da linguagem; e, finalmente, procura mostrar como diferentes vozes se interseccionam no embate argumentativo por meio da análise de dois fragmentos de discurso jurídico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Tinoco Cabral, UNICSUL

Doutora em Língua Portuguesa Pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade de São Paulo, pesquisadora e professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul – Mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e uso da linguagem em práticas educativas a distância.

Manoel Francisco Guaranha, UNICSUL e FATEC

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena Português e Inglês - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (1997) e  doutorado em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (2003). Trabalha no magistério superior desde 1991. Atualmente, é professor de Literatura Portuguesa, no curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL, instituição em que integra o corpo permanente do mestrado em Linguística, cuja área de concentração é Teoria e práticas discursivas: leitura e escrita; é professor concursado das disciplinas de C omunicação e Expressão e Comunicação Empresarial da FATEC Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, unidades Santo André e Ipiranga.

Publicado

2014-06-27

Cómo citar

Tinoco Cabral, A. L., & Guaranha, M. F. (2014). O conceito de justiça: argumentação e dialogismo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 19–34 / Eng. 19. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16977

Número

Sección

Artigos