O caminhar discursivo do feminino em Mãos vazias, de Lúcio Cardoso

Autores

  • Elizabeth Penha Cardoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Palavras-chave:

Literatura e psicanálise, Lúcio Cardoso, Mãos vazias, Mulher, Desejo

Resumo

O artigo analisa a primeira novela de Lúcio Cardoso, Mãos vazias, lançada em 1938. Durante o percurso interpretativo a psicanálise de Freud e Lacan auxiliará a aproximação com o literário, de modo a ampliar as possibilidades da leitura. O enfoque recai sobre a personagem principal, Ida, e sua tentativa em tornar-se sujeito de seu desejo. Marcada pelo desejo de fuga, ela usa os parcos significantes que tem para tornar visível sua história de insatisfação e transgressões: seu nome e o percurso espacial de algumas quadras. Ida cumpre o anunciado por seu nome, na repetição do ato de chegar e sair, inscrevendo seu desejo por toda a cidade, compondo a novela no movimento de ir.

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Biografia do Autor

Elizabeth Penha Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Professora doutora do Programa de EstudosPós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo – PUC-SP.

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Cardoso, E. P. (2015). O caminhar discursivo do feminino em Mãos vazias, de Lúcio Cardoso. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(1), Port. 57–74 / Eng. 60. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20915

Edição

Seção

Artigos