Scene-by-Scene Construction: Narrative Journalism as a Literary-Factual Mosaic in Chico Mendes: Crime e Castigo [Chico Mendes: Crime and Punishment] by Zuenir Ventura

Authors

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós UFAC
  • Francielle Maria Modesto Mendes UFAC

Keywords:

Literature, Journalism, Zuenir Ventura

Abstract

The purpose of this paper is to analyze the literary and journalistic characteristics in Chico Mendes: Crime e Castigo [Chico Mendes: Crime and Punishment] by Brazilian journalist Zuenir Ventura. This study seeks to understand how this reportage book uses literary elements to compose the journalistic-literary narrative. We focus on the assimilation of a specific feature of the narrative, centered on scene-by-scene construction. This study is based on the theories of Mikhail Bakhtin and the Circle, which help to understand the overlap of journalistic, historical and literary narratives.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Francisco Aquinei Timóteo Queirós, UFAC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). É professor efetivo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre. Foi assessor de Comunicação da UFAC no período de 2012 a 2016. É um dos organizadores do e-book Luz, Câmera, Palavras! (2013) e do livro Pesquisa em comunicação: registros, olhares e narrativas (2015). Atua principalmente na área de Redação Jornalística, Assessoria de Comunicação e Jornalismo Literário. Pesquisador dos grupos Amajor - Amazônia, Jornalismo e Ambiente; História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM); Comunicação, Cultura e Sociedade e membro do grupo de pesquisa Amazônia: os vários olhares. É editor de seção da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X).

Francielle Maria Modesto Mendes, UFAC

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2008) e em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2002). Possui especialização em Psicopedagogia (2004) e é Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo e do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, na Universidade Federal do Acre (UFAC). É autora do Livro Identidades Híbridas: o lugar das personagens ficcionais na obra Coronel de Barranco (2009), uma das organizadoras do e-book Luz, Câmera, Palavras! (2013) e do livro Projeto em Comunicação: registros, olhares e narrativas. É editora da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura.

Published

2017-05-11

How to Cite

Timóteo Queirós, F. A., & Modesto Mendes, F. M. (2017). Scene-by-Scene Construction: Narrative Journalism as a Literary-Factual Mosaic in Chico Mendes: Crime e Castigo [Chico Mendes: Crime and Punishment] by Zuenir Ventura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(2), Port. 156–173 / Eng. 166. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/26786

Issue

Section

Articles