Teaching Work at Private Language Schools: Direct Speech and the Voice of Hierarchy

Authors

  • Luciana Maria Almeida de Freitas Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Carlos Fabiano de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF (campus Cabo Frio)

Keywords:

Teaching Work, Private Language Schools, Direct Speech

Abstract

This paper aims at focusing on an aspect of the activity of the teacher who works at private language schools. It presents an analysis of teachers’ speeches about their work. These speeches were produced during an interview, which was conceived and applied as a research instrument to generate data. More specifically, our analysis covers the process of their selection and training, which took place before their hiring. The theoretical framework of the investigation are the language sciences from the perspective of the sociological method, as developed by Mikhail Bakhtin and the Circle, and the ergological approach of the activity.In relation to the linguistic-discursive resources used by the teachers during the interviews, it is possible to observe, in the excerpts analyzed in this paper, the constant presence of reported speech, and especially the occurrences of quotations in direct speech, through which an effect of sense of authenticity is produced and the boundaries with respect to the voice of hierarchy are marked. Furthermore, the authoritarian reception of the alien word, the degree of its ideological assurance and also dogmatism explain the use of direct speech. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciana Maria Almeida de Freitas, Universidade Federal Fluminense – UFF

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ocupa, atualmente, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como graduada em Letras (Português-Espanhol) e em História. Lidera os Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN e Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF). Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica dos estudos discursivos de vertente bakhtiniana e enunciativa e dos estudos sobre o trabalho docente. 

Carlos Fabiano de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF (campus Cabo Frio)

Doutorando em Estudos de Linguagem (área de concentração em Linguística), linha de pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma universidade. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador-BA. Licenciado em Letras Português/Inglês, tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de inglês na educação profissional tecnológica. Atualmente, é professor efetivo de inglês da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, onde também atua como coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). Tem interesse por investigações relacionadas a abordagens, métodos e técnicas de ensino de línguas estrangeiras (LEs), formação de professores de inglês pré/em serviço, ensino-aprendizagem de inglês no escopo da Rede Federal Tecnológica, formação de professores de inglês para atuar nas escolas da Rede Federal; ensino de inglês e as tecnologias digitais móveis, ensino de inglês para fins específicos no Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer; linguagem e trabalho; seleção e produção de material didático de ensino e aprendizagem de LEs. Integra os grupos de pesquisa Práticas de Linguagem, Trabalho e Formação Docente (UFF), Discurso e Educação Linguística DELIN (UFF), e Turismo, Hotelaria e Alimentos (IFFLUMINENSE campus Cabo Frio-RJ), linha de pesquisa: Planejamento e gestão pública e privada de turismo e hotelaria. 

Published

2017-11-30

How to Cite

Freitas, L. M. A. de, & de Souza, C. F. (2017). Teaching Work at Private Language Schools: Direct Speech and the Voice of Hierarchy. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(1), Port. 31–51 / Eng. 33. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/32994

Issue

Section

Articles