Poetry and the Popularization of Science About and Under Quarantine. Poetic Quarantine of the Brazilian Academy of Cordel Literature

Authors

Keywords:

Divulgação científica, Poesia, Cordel, Pandemia, COVID-19

Abstract

This paper analyzed the poetic production of a cultural event that took place during the covid-19 pandemic in Brazil in 2020. In this article, we present the data from the analysis of the campaign of the Brazilian Academy of Cordel Literature called “Poetic Quarantine” that started in April 2020 due to the implemented social isolation measures. Using methodological tools from Patrick Charaudeau’s semiolinguistic theory, we investigate how scientific themes and representations of science emerge in the small works of cordel of the research corpus. In our results, we noticed the diversity of authors in this campaign and identified in their speech will the strategies and discursive organizations mobilized by them. We concluded that these representations appear alongside manifestations that describe the subjective experiences of the authors of the works of cordel, interspersed with conflicting views, which reflect and refract the controversial nature of science.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kim Ramos, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Atualmente desenvolve pesquisas em Ciência e Arte no contexto do ensino e aprendizagem de Física para alunos com deficiência visual. É professor em escolas da rede particular e na educação popular.

Maria Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Instituto de Física Armando Dias Tavares - UERJ; Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) pós doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. Foi secretária da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) entre 2008 e 2010 e tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino em Ciências (ABRAPEC) de 2014 até 2018. Atualmente é professora/pesquisadora do corpo permanente do Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz, professora colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto Benjamin Constant e professora titular do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, deficiência visual, ensino de física, educação inclusiva e ensino aprendizagem e formação de professores. Membro do corpo editorial do Caderno Brasileiro em Ensino de Física

References

ALMEIDA, C.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 3, p.5-25, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/smgG7VksTtn7x3QDXcbKWbb/abstract/?lang=pt Acesso em 16-09-2021.

ASSIS, R. A; TENORIO, C. M.; CALLEGARO, T. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 1, p.3-21, jan. 2012. Disponível em: http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/66/68 Acesso em: 02 jul. 2020.

CITELLI, A. Literatura e outras linguagens. Sobre diálogos discursivos. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 285-291, ago./dez. 2011. (Resenha). BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010, p.240. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/VqtsVyGvhGsxK9XR9smXr4N/?lang=pt Acesso em 16-09-2021.

CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette Livre, 1992.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Organização Aparecida Lino Paulikonis e Ida Lúcia Machado, tradução Angela M.S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

CZERESNIA, D. Covid-19 é parte da história cultural. In: O Globo, 19 de abril de 2020 (original). Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/covid-19-e-parte-da-historia-cultural. Acesso em: 5 jun. 2020.

DASCAL, M. Epistemologia, controvérsias e pragmática. Revista da SBHC, n. 12, p.73-98, 1994. Disponível em: https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=247. Acesso em 16-09-2021.

FARIAS, A. S.; ALVES, J. H. Literatura de Cordel: novos temas, novos leitores. In: VI Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 6, 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://pesquisa.ufcg.edu.br/anais/2009/ch/index.html. Acesso em: 15 set. 2021.

HUREMOVIC, D. Brief History of Pandemics (Pandemics Throughout History). Psychiatry of Pandemics, pp.7-35, 16 de maio de 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7123574/. Acessado em: 20 jul. de 2020.

KAGAN, D.; MORAN-GILAD, J.; FIRE, M. Scientometric Trends for Coronaviruses and Other Emerging Viral Infections. GigaScience, v. 9, n. 8, ago. 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/gigascience/article/9/8/giaa085/5891952 Acesso em: 30 jun. 2020.

LIMA, J. M. Literatura de cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

MAGALHÃES, G. Por uma dialética das controvérsias: o fim do modelo positivista na história das ciências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p.345-361, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/msgB4Zgtj7YSB9rN7RMzgFD/?lang=pt. Acesso em 16-09-2021.

MICHELUTTI, L. só mil te diz o jornal. In: Facebook, 13 abr. 2020. Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3190519470959589&substory_index=0&id=100000047034036. Acesso em: 10 mai. 2020.

MONTEIRO, M. Pedro Américo: O gênio de Areia. 3.ed. Campina Grande: Projeto Paraíba, Sim Senhor!, 2012.

MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L.; ALMEIDA, C. (orgs.). Cordel e a ciência: A ciência em versos populares. Rio de Janeiro-RJ: Vieira & Lent: Fio Cruz, 2005.

PRAIS, J. L. S.; ROSA, V. F. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p.201-219, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acesso em: 15 set. 2021.

RIBEIRO, R.; NEIVA, A. No Porto, duas estranhas escrevem um poema à janela — e tornam-se vizinhas. In: O Público, 3 mai. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/05/03/p3/reportagem/porto-duas-estranhas-escrevem-poema-janela-tornamse-vizinhas-1914291. Acesso em: 23 mai. 2020.

SILVA, J. C. Literatura de Cordel: um fazer popular a caminho da sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

SIMPATIA, T. Cordel na Rede - 4ª edição (Cordel do Coronavírus), 2020. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J0wK79tYS-I. Acesso em: 15 jun. 2020.

SOBRINHO, J. A. Cantadores, Repentistas e Poetas Populares. Campina Grande: Bagagem, 2003.

SOUZA, A. E. Linguagem e discurso: modos de organização. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 3, p. 611-615, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7903. Acesso em 16-09-2021.

Todos os cordéis citados estão em:

ABLC, Quarentena Poética da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/service/quarentena-poetica-da-ablc/. Último acesso em: 31 de outubro de 2020.

Published

2021-11-08

How to Cite

Ramos, K., & Barbosa-Lima, M. C. de A. (2021). Poetry and the Popularization of Science About and Under Quarantine. Poetic Quarantine of the Brazilian Academy of Cordel Literature . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(4), Port. 8–28 / En. 9. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/51129

Issue

Section

Articles