Dialogismo, argumentação e desenvolvimento humano: uma abordagem de gestos profissionais docentes por meio do método da autoconfrontação

Autores/as

  • Anselmo Pereira de Lima UTFPR

Palabras clave:

Dialogismo, Argumentação, Desenvolvimento Humano, Gestos, Autoconfrontação

Resumen

O foco deste trabalho é a prática de ensino concreta em situação de interação verbal professor-aluno. Seu objetivo é apresentar uma discussão sobre o processo de desenvolvimento de gestos profissionais docentes e um estudo detalhado de um gesto singular proveniente da prática de dois professores do ensino superior, com os quais trabalhamos em cooperação. O método adotado é o da autoconfrontação simples e cruzada. A fundamentação teórica para análise do material verbal proveniente das sessões de autoconfrontação articula os conceitos de dialogismo, de argumentação e de desenvolvimento humano.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Anselmo Pereira de Lima, UTFPR

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Pato Branco, Paraná, Brasil;

Publicado

2013-06-28

Cómo citar

Lima, A. P. de. (2013). Dialogismo, argumentação e desenvolvimento humano: uma abordagem de gestos profissionais docentes por meio do método da autoconfrontação. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 59–81 / Eng. 58. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/12830

Número

Sección

Artigos